Pular para o conteúdo principal

MILAGRES E CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

A paz do Senhor a todos os leitores!

Aproveitando o tema do post divulgado no dia 25 de janeiro, quero continuar a falar sobre a banalização de milagres e curas vistos hoje em dia nas igrejas. Mas agora, com um novo viés: a omissão dos processos naturais na nossa vida humana e espiritual.

Todos os dias, vejo a correria de homens e mulheres estressados porque precisam chegar cedo no trabalho; buscar filhos na escola; chegar em casa e ainda ter que fazer comida; tomar banho e ir à igreja, etc. E por causa disso, priorizamos tudo aquilo que possa nos levar a instantaneidade das coisas: aparelho microondas, macarrão instantâneo, internet a cavalo, atalhos no trânsito, etc.

Assim, vivendo em uma sociedade imediatista e consumista, rejeitamos muitas vezes os processos naturais da vida. E por negligenciar a naturalidades dos processos, não crescemos e por conseguinte não amadurecemos como ser humano.

Exemplo disso é o que ocorre nas igrejas. Pessoas que preferem milagres aos processos naturais da vida espiritual. Mas, o que é mesmo milagre? Milagre é Deus fazer imediatamente aquilo que deveria ser feito naturalmente. Se pensarmos bem a respeito do milagre, chegaremos a conclusão que o milagre é a última coisa que nós deveríamos pediar a Deus? Talvez você esteja se perguntando: "Como assim, pastor Willian?".

Milagres pressupõe perdas significativas antes ou durante o processo - humano ou espiritual. Exemplo: pedir ao Senhor um milagre no meu casamento significa que eu não quis obedecer o processo natural de crescimento e amadurecimentos no meu relacionamento conjugal. Por isso, alguma coisa deu errado, e agora eu preciso que Deus faça em um segundo o que eu não fiz em dez anos de casamento com a minha esposa. E isso vale para todas as gamas da nossa vida: saúde, relacionamentos, profissão e principalmente a nossa vida com Deus.

Estamos cantando demais nas igrejas sobre curas e sinais miraculosos, enquanto deveríamos cantar mais sobre os processos que nos conduzem aos milagres. Existe uma música da Aline Barros, chamada Ressuscita-me, que diz:

Mestre, eu preciso de um milagre
Transforma minha vida, meu estado
Faz tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão tentando sepultar minha alegria
Tentando ver meus sonhos cancelados

Essa música já virou bordão de evangélico e não-evangélico nas igrejas. As pessoas já entram cantando: "Mestre eu preciso de um milagre..." Parece engraçado, mas não é. Você deixaria alguém que não estudou anos a fio medicina fazer uma cirurgia em você? Creio que não, não é mesmo? Então, por que você acha que Deus entregaria tesouros celestiais nas mãos de pessoas que se recusaram a passar por processos natuarias ao longo da sua vida espiritual?

Olhe ao seu redor agora. Tudo o que você vê passou por etapas até se transformado em um produto. Um professor não nasce professor. Ele precisa, antes, estudar muitos anos até adquirir conhecimento necessário para ensinar alguém.

A conclusão que chego é de que pessoas que não aceitam a passar pelas etapas da vida não crescem e por isso vivem e agem como meninos, crianças na fé. São inconstantes porque são homens-bebês na igreja, no trabalho, em casa, etc. Pessoas assim, preferem a instantaneidade a naturalidade das coisas. Quer milagre de verdade? Então cante uma pequena canção que certa vez ouvi de um pastor: "Leia a Bíblia e faça oração, faça oração, se quiser crescer".

Termino a mensagem de hoje ressaltando as palavras do apóstolo Paulo, em 2 Coríntios 13:11, que diz:
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino, raciocinava como menino. Mas logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino".

Fiquem com Deus e até a próxima mensagem.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OS PECADOS DO REI SALOMÃO

Um dos personagens bíblicos que mais me chama a atenção é o rei Salomão, isso porque a história desse rei nos revela aonde o pecado pode nos levar. A Bíblia nos conta que Salomão foi ungido rei de Israel pelo sacerdote Zadoque e pelo profeta Natã, depois de uma tentativa frustrada de Adonias de ascender ao poder monárquico sob a égide do já envelhecido rei Davi, o homem que foi segundo o coração de Deus. Instruído pelo seu pai Davi a ser esforçar, a ser maduro em suas ações como rei e a obedecer ao Senhor, Salomão inicia o seu governo com a pesada responsabilidade de suceder um grande rei e com o desafio de governar uma nação em plena ascensão militar. Inexperiente ainda, Salomão ora a Deus pedindo sabedoria para dirigir o povo de Israel, o que é atendido pelo Senhor com o acréscimo por Deus de muitas bênçãos ao rei. Assim, Salomão se torna o homem mais sábio de todos os tempos, segundo as Sagradas Escrituras, tendo um governo próspero e afamado entre os demais mona...

PRECISAMOS DE UM AVIVAMENTO BÍBLICO NA IGREJA BRASILEIRA

A igreja evangélica brasileira precisa de um Avivamento. Essa é a conclusão que chegamos ao verificar a realidade espiritual das pessoas nas congregações, muitas delas, aliás, nunca tendo experimentado a regeneração, a santificação e o verdadeiro amor que alimentam e dirigem o cristão a obedecer a Deus. O verdadeiro avivamento é uma obra extraordinária de Deus, que impacta indivíduos e multidões, através da oração perseverante e da pregação bíblica. Esses meios conduzem as pessoa a uma conversão genuína, transformando, inclusive, a sociedade. O avivamento não ocorre no vácuo, ou seja, antes de sua eclosão, há uma preparação que antecede os efeitos que um grande avivamento espiritual produz. Essa preparação se forma, como já citei, por exemplo, através de uma busca constante por Deus em oração e proclamação do Evangelho de Cristo que confronta o pecado do homem com a cruz de Cristo. Foi assim que ocorreu com a Igreja Primitiva; foi assim também que se deu nos séculos posteriores, c...

QUER VITÓRIA? TOME A SUA CRUZ, SIGA A JESUS!

Texto básico: Mateus 16: 24-28: 24 Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; 25 porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. 26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? 27 Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras. 28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino. Existe uma verdade em comum e inconteste entre todos aqueles que servem a Jesus: todos desejam ser abençoados, anseiam por vitórias financeiras, profissionais, conjugais, emocionais, espirituais. A Bíblia nos ensina que Jesus nos escolheu para sermos participantes da sua glória. Mas antes de sermos participantes do Cristo...