Pular para o conteúdo principal

ESTAMOS MATANDO OS NOSSOS PASTORES!

No começo deste mês, a igreja evangélica recebeu com muita surpresa, pesar e assombro a notícia de que o pastor Júlio César, ex-presidente da Assembleia de Deus Ministério Madureira, havia sido encontrado morto em sua casa, no Rio de Janeiro. O pastor cometeu suicídio, através do modus operandi enforcamento. A morte do sacerdote comoveu milhares de evangélicos em todo o país, fazendo com que uma triste realidade,  antes escondida e maquinada pela igreja [inclusive por pastores], viesse à tona: os nossos pastores estão morrendo!

E, por que os nossos pastores estão quase à beira da morte? Essa é uma pergunta que faz emergir uma infinidade de questões que precisam ser melhores debatidas por todos aqueles que compõe a igreja, mas, humildemente, procurarei neste post, relatar alguns fatores que têm desencadeado esse mal.
Primeiro, a falta de compreensão e senso de que o membro tem responsabilidades para com o seu pastor. Muitas pessoas nas igrejas estão acostumadas a reivindicar os compromissos que o pastor tem em relação à comunidade que ele lidera, contudo, pouco ou nada se fala sobre o compromisso que aquele membro precisa ter com o seu líder. Infelizmente, a igreja está sendo impactada com uma grave crise de autoridade que assola a sociedade pós-moderna. O homem moderno perdeu qualquer noção de obediência a indivíduos legitimamente investidos em cargos de autoridade. Olhe para a família, por exemplo, e você verá a desordem em que ela se encontra, porque não há mais noção de autoridade. Filhos desobedientes a pais. Pais que não sabem usar a autoridade que têm para educar os seus filhos. Essa realidade é também sentida na igreja evangélica brasileira. Pessoas indispostas a obedecer aos seus pastores porque não aprenderam a lidar com o conceito de autoridade. E, assim, impõe resistência aos ensinos e às ordens dadas pelo seu líder. A Escritura é clara ao afirmar que o crente dever se sujeitar ao seu pastor (I Pe 5:5). É obvio que essa sujeição não deve ser cega, disposta a acolher ordens e ensinos tolos, insensatos, injustos e equivocados dos pastores. Aqui, cabe destacar que qualquer sacerdote é denunciável, ou seja, qualquer pessoa pode, com brandura, expor as razões pelas quais levaram-na a não obedecer ao seu pastor, inclusive, mostrando para ele quais os perigos de sua decisão ou ordem. No entanto, em situações normais, a sujeição dos membros deve ser marcada com prontidão e reverência. Sobre isso, a um texto na Bíblia que resume a situação apresentada:
Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. (Hebreus 13:17)

O texto afirma que a obediência dos crentes  faz com que o pastor realize o seu trabalho com alegria e não com gemidos (stenázo). Agora, quantos pastores não estão desanimados, entristecidos, torturados, sem vigor algum, porque aquilo que ele fala não é levado em consideração pelo membro? Afirmo a você, meu querido irmão, que milhares de pastores estão frustrados e pensando em desistir da igreja e até da sua vida por essa causa.
Em segundo lugar, quero ressaltar a falta de consideração e de apreço dispensados aos líderes. A base bíblica para esse ensino se encontra em I Tessalonicenses 5:12-13, que diz:
Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.

Nesse texto, o apóstolo Paulo está dizendo que os cristãos não devem agir com descaso ou ser indiferentes diante da figura do pastor. E essa estima não se deve ao carisma, simpatia, inteligência ou qualquer outra característica física ou pessoal que o pastor possa ter. Essa consideração deve-se, antes de tudo, ao  trabalho desempenhado por ele. Ele tem o ofício de conduzir vidas à salvação eterna. Ou seja, a sua tarefa é árdua e marcada por muitas adversidades. Assim, a igreja precisa alimentar em suas ações o sentimento de apreço, estima e consideração para com o seu pastor. Infelizmente, não é essa a realidade de muitas igrejas  por aí, que fazem o maior descaso não somente com o líder, mas também, com a sua esposa e com os seus filhos. Isso tem gerado um grave problema emocional em muitos pastores. Aqui, vale ressaltar, que muitos filhos de pastores, por vislumbrarem o sofrimento de seus pais, têm-se desviado dos caminhos do Senhor, alimentando em seu coração, a repulsa e o ódio pelo chamado de Deus para o ministério pastoral.
Terceiro, a igreja precisa compreender e respeitar as particularidades e individualidades do seu pastor. Pastor também é ser humano, e não super-herói, como muitos enganosamente acreditam. Dessa forma, pastor também peca e comete erros. E, assim como qualquer membro, ele precisa de ajuda e compreensão. Ele tem carências como qualquer pessoa criada por Deus nesta terra. Muitas vezes, ele precisa de uma palavra de ânimo e de um ombro amigo para assisti-lo. Não sei se você sabe, mas pastor tem um dos ofícios mais solitários do mundo. Ele ajuda a todos, mas não é auxiliado por quase ninguém, em momentos ruins. Ele chora escondido porque tem medo e vergonha de expor fraqueza para a membresia e ser mal compreendido até mesmo por seus colegas pastores. Nós precisamos repensar a figura do líder na igreja e começar a enxergá-lo com um ser frágil, que foi escolhido por Deus para uma missão nada fácil neste mundo corrompido pelo pecado.
O quarto motivo é um desdobramento do terceiro. Pastor também carece de momentos só dele e da sua família. Há pessoas em muitas igrejas que acham que a casa do pastor e todos os móveis e utensílios existentes na residência são também propriedade sua. Chegam a hora que quer e fazem o que bem entendem. Assim, a casa do pastor tornou-se metáfora para a casa da mãe Joana, onde todos podem fazer tudo o que quiserem. Quando a igreja compreende as particularidades que o seu líder tem, ela automaticamente respeitará a sua vida íntima, os seus anseios e as suas necessidades particulares. Há muitas esposas de pastores que sofrem caladas porque não têm mais liberdade em sua própria casa. Há muitos pastores depressivos, angustiados e fadigados porque estão sendo vistos como uma máquina, um objeto, que precisam trabalhar, trabalhar e trabalhar, sem descansar um pouco. Precisamos mudar essa mentalidade.
A quinta razão é que o silêncio e a cumplicidade da maioria dos pastores têm contribuído para piorar o problema. O suicídio do pastor Júlio César foi um grito de alerta para toda a igreja evangélica de que as coisas não andam bem como a maioria diz. Que há um câncer em seu estado inicial que precisa de tratamento, porque senão, o estágio da doença pode evoluir para uma metástase e disseminar para todo o corpo, levando-o à morte. Ou seja, precisamos discutir, repensar, refletir, ponderar e mudar enquanto há tempo, caso contrário, estaremos fadados a conduzir os nossos pastores para o matadouro. E essa postura precisa começar de nós, pastores, que somos as principais vítimas de tudo isso.

Assim, chego à conclusão, baseado nos fatos apresentados, de que a igreja evangélica no Brasil vive um momento muito crítico na sua existência como representante de Cristo na Terra, não somente pelo aumento de heresias e falsas doutrinas que se alastram por esse país, mas também porque a igreja não tem valorizado os seus verdadeiros pastores, os quais se preocupam com a salvação eterna de seus membros. Ainda há tempo. Precisamos mudar, para evitar que mais um pastor morra por conta própria [ aliás, por nossa culpa e negligência].

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PECADOS DO REI SALOMÃO

Um dos personagens bíblicos que mais me chama a atenção é o rei Salomão, isso porque a história desse rei nos revela aonde o pecado pode nos levar. A Bíblia nos conta que Salomão foi ungido rei de Israel pelo sacerdote Zadoque e pelo profeta Natã, depois de uma tentativa frustrada de Adonias de ascender ao poder monárquico sob a égide do já envelhecido rei Davi, o homem que foi segundo o coração de Deus. Instruído pelo seu pai Davi a ser esforçar, a ser maduro em suas ações como rei e a obedecer ao Senhor, Salomão inicia o seu governo com a pesada responsabilidade de suceder um grande rei e com o desafio de governar uma nação em plena ascensão militar. Inexperiente ainda, Salomão ora a Deus pedindo sabedoria para dirigir o povo de Israel, o que é atendido pelo Senhor com o acréscimo por Deus de muitas bênçãos ao rei. Assim, Salomão se torna o homem mais sábio de todos os tempos, segundo as Sagradas Escrituras, tendo um governo próspero e afamado entre os demais monarcas de seu tempo,

OBEDECENDO O CHAMADO DE DEUS

Olá, meus queridos leitores! Hoje quero falar de um personagem conhecido pela maioria dos evangélicos. O nome dele? Jonas. Mas por que tratar de Jonas neste texto? Porque a história dele nos faz refletir sobre o dever do cristão em obedecer o chamado de Deus na sua vida. De acordo a Bíblia, Jonas era filho de Amitai, e seu nome em hebraico significa "pomba". Vivia na cidade de Gate-Hefer, localizada perto de Nazaré. Jonas era profeta e segundo alguns estudiosos, o seu ministério compreende-se entre 800 e 750 a.C. De acordo com especialistas, o livro de Jonas registra acontecimentos históricos que ocorreram antes que Nínive fosse destruída (cerca de 612 a.C). Nesse período, Jeroboão II governa Israel e Uzias, Judá. Jonas foi chamado por Deus para proclamar uma mensagem de destruição contra Nínive (capital da Assíria, atual Iraque), por causa da intensa maldade dos moradores dessa cidade. No entanto, o profeta não obedeceu a voz de Deus, e fugiu da presença do Senh

AS SETE CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIRTUOSA

Todo homem que deseja constituir uma família sonha um dia se casar com uma boa mulher. Aliás, essa escolha [da mulher certa] precisa de muita cautela. A Bíblia nos ensina que a mulher tem o poder de edificar ou de destruir uma família (Prov. 14:1). Mas afinal de contas, quais são as características de uma mulher virtuosa? Para responder essa pergunta, tomaremos como base o texto de Provérbios, capítulo 31, versículos 10 ao 31. Nele, podemos perceber as seguintes características de uma mulher virtuosa: 1ª) A mulher virtuosa faz bem ao seu marido. "Ela lhe faz bem, não mal, todos os dias da sua vida" (v. 12). A boa mulher tem bons propósitos em relação ao seu cônjuge. A presença dela faz bem ao marido. E não só a sua presença, mas tudo aquilo que ela faz é bom para o esposo e os filhos; 2ª) A mulher virtuosa não é preguiçosa, ao contrário, ela gosta de trabalhar e não mede esforços em prol do bem-estar da sua família. "Busca lã e linho e trabalha com mãos hábeis. Como