Pular para o conteúdo principal

OS PECADOS DO REI SALOMÃO

Um dos personagens bíblicos que mais me chama a atenção é o rei Salomão, isso porque a história desse rei nos revela aonde o pecado pode nos levar. A Bíblia nos conta que Salomão foi ungido rei de Israel pelo sacerdote Zadoque e pelo profeta Natã, depois de uma tentativa frustrada de Adonias de ascender ao poder monárquico sob a égide do já envelhecido rei Davi, o homem que foi segundo o coração de Deus. Instruído pelo seu pai Davi a ser esforçar, a ser maduro em suas ações como rei e a obedecer ao Senhor, Salomão inicia o seu governo com a pesada responsabilidade de suceder um grande rei e com o desafio de governar uma nação em plena ascensão militar. Inexperiente ainda, Salomão ora a Deus pedindo sabedoria para dirigir o povo de Israel, o que é atendido pelo Senhor com o acréscimo por Deus de muitas bênçãos ao rei. Assim, Salomão se torna o homem mais sábio de todos os tempos, segundo as Sagradas Escrituras, tendo um governo próspero e afamado entre os demais monarcas de seu tempo, como a rainha de Sabá. Contudo, o esplendor do início do governo de Salomão começa a se transformar em um grande pesadelo para o futuro de Israel. E a causa de tudo chama-se PECADO. É sobre isso que irei comentar um pouco neste texto.

CASAMENTO

"Além da filha de faraó, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias das nações de que o Senhor tinha dito aos filhos de Israel: não entrareis em contato com eles, e eles não entrarão em contato convosco, porque perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor. Tinha setecentas mulheres princesas e trezentas concubinas. Suas mulheres lhe perverteram o seu coração". (I Reis 11:1-3)
O casamento é uma das instituições divinas mais antigas para o homem. É dele que se estabelece a família e gerações são multiplicadas. Por isso, desde a criação do homem, o Senhor sempre colocou regras para o casamento: é heterossexual, devendo ser realizado apenas entre um homem e uma mulher; é monogâmico, pois o homem casará somente com uma mulher; é indissolúvel, acabando-se somente com a morte de um dos cônjuges ou com o adultério, de acordo com a interpretação de alguns estudiosos bíblicos de Mateus 19, além de ser monossomático (uma só carne depois do casamento). Portanto, em regras gerais, esse é o parâmetro de casamento planejado por Deus para o homem. Contudo, o homem não obedeceu a tais preceitos sagrados, maculou o casamento com obras carnais, infrutuosas e libertinas. Assim também fez o rei Salomão. Nesse aspecto, quero destacar um ponto central:
  • Salomão se envolveu com mulheres estrangeiras: essas mulheres pertenciam aos povos pagãos da época do rei, as quais não conheciam ao Senhor, pelo contrário, eram idólatras e pervertidas. A elas, Salomão se apegou com amor, as quais perverteram o seu coração para não obedecer aos mandamentos de Deus. Temos alguns problemas aqui. O primeiro é que o rei estabeleceu um casamento poligâmico, como já dissemos. O segundo é que ele amou essas mulheres mais do que a Deus. Quando você ama algo ou alguém mais do que a  Deus, você está invertendo o maior valor espiritual de todos: o amor a Deus. O terceiro é que por causa disso, ele viveu na prática do pecado, não obedeceu às diretrizes do Senhor para a sua vida. Perceba quantos erros foram cometidos por Salomão! O mais triste é que erros como os de Salomão são cometidos todos os dias pelas pessoas. Não sou nenhum especialista em casamento, mas vejo com muita tristeza como as pessoas e as autoridades políticas estão tratando essa instituição de Deus; como os homens não se preparam para ele, por isso, a razão de muitas famílias estarem desestruturadas, com filhos rebeldes e pais desesperados sem saber o que fazer diante de tantas adversidades. Casamentos onde Deus não é o Senhor. Casamentos de fachada social, sem nenhum valor de Deus compartilhado entre o homem e a mulher em quatro paredes. Vejo jovens casarem-se sem antes consultarem a Deus se, de fato, esse casamento está de acordo com a vontade do Senhor. Case-se com alguém que conheça a Deus, que seja regenerado pela Palavra e que viva em santidade.
IDOLATRIA

"Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o Senhor, seus Deus, como fora o de Davi, seu pai. Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas". (I Reis 11:4-5)
O texto bíblico relata que Salomão se apegou às suas mulheres com amor. E isso mudou o coração do rei, de modo que ele começou a ter práticas idólatras, servindo e cultuando a outros deuses, como Astarote, Milcom, Quemos e Moloque. Ele já não era de todo fiel a Deus, como foi o seu pai Davi. Atente-se para a causa da idolatria de Salomão: ele amou mais às suas mulheres do que a Deus. Quando você ama alguém ou algo mais do que ao Senhor, você é um idólatra. Portanto, se você deixa de ler a Bíblia, de ir à igreja, de fazer a obra de Deus, de viver como um cristão regenerado porque existe alguém ou algo que você ama mais do que a Deus, sinto muito, mas você está no caminho do rei Salomão! Portanto, idolatria não é só adorar uma imagem de escultura de determinado santo ou santa, é sobretudo, sobrepor, valorizar, priorizar, amar algo ou alguém mais do que a Deus.

INFIDELIDADE

A idolatria resultará na quebra de fidelidade do cristão às coisas de Deus. Salomão não era mais integralmente fiel ao Senhor, porque estabeleceu na sua vida deuses. Imagine quantos deuses as pessoas estão servindo agora! Vaidade, poder, dinheiro, sexo, beleza, luxúria, etc., são alguns dos "deuses contemporâneos" dessa autoproclamada "geração do avivamento". Irmãos, ser fiel ao Senhor é obedecer aos seus mandamentos, doa a quem doer. É estabelecer a nossa casa espiritual sobre a rocha, que é Jesus Cristo (Mateus 7:24-27). Para tanto, devemos ouvir a Sua voz e obedecer à Sua vontade soberana em nossas vidas. "Aquele que diz: Eu O conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade" (I João 2:4). Observe que a infidelidade de Salomão ocorreu por meio de um processo lento, mas progressivo na sua vida, até culminar na sua apostasia espiritual. Cuidado com aquela "desculpinha", com aquele "pecadinho" e com aquela filosofia de vida de que "o mais importante para Deus é o coração", que Deus não atenta para as suas ações e comportamentos sociais, morais e espirituais! Muitas pessoas irão para o inferno com tais posturas de vida.

CONCLUSÃO

Diante de tais pecados cometidos, Salomão suscita para si a ira de Deus, a qual se manifesta por meio de inimigos e da divisão do reino de Israel em dois: Reino do Norte (Israel) e Reino do Sul (Judá). Pecado gera consequências terríveis na nossa vida. Ele nos afasta de Deus, gerando morte espiritual. Muitos estudiosos bíblicos e pregadores ponderam se Salomão foi salvo ou não por Deus. Alguns acreditam que sim, outros que não. Eu sei que depois de errar muito, Salomão ao escrever, na sua velhice, o livro de Eclesiastes, concluiu no capitulo 12:13,14:
"De tudo o que se tem ouvido, a suma é: teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más".
A história do rei Salomão é um alerta para cada um de nós que desejamos estar ao lado de Deus eternamente.

Em Cristo Jesus,

Pr. Willian Martins













Comentários

  1. Muito bom o texto, me edificou. Que Deus abençoe ao pastor que o escreveu!

    ResponderExcluir
  2. Me tirou muitas dúvidas, gostei muito !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto! Abriu minha mente e percebi o quanto erramos.





    ResponderExcluir
  4. Para mim Salomão e Davi seriam extinto do livro sagrado pois os dois blasfemarao perante a Deus.

    ResponderExcluir
  5. Nada supera o amor de Deus. Por isso devemos buscar sempre a santidade, pois não sabemos a hora x

    ResponderExcluir
  6. Graças à Deus consegui entender mas um pouquinho a respeito do rei Salomão, obrigado Pr. Willian.

    ResponderExcluir
  7. Louvado seja Deus por esse ensinamento, muito me edificou e esclareceu

    ResponderExcluir
  8. Texto muito esclarecedor, que me abriu os olhos. Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OBEDECENDO O CHAMADO DE DEUS

Olá, meus queridos leitores! Hoje quero falar de um personagem conhecido pela maioria dos evangélicos. O nome dele? Jonas. Mas por que tratar de Jonas neste texto? Porque a história dele nos faz refletir sobre o dever do cristão em obedecer o chamado de Deus na sua vida. De acordo a Bíblia, Jonas era filho de Amitai, e seu nome em hebraico significa "pomba". Vivia na cidade de Gate-Hefer, localizada perto de Nazaré. Jonas era profeta e segundo alguns estudiosos, o seu ministério compreende-se entre 800 e 750 a.C. De acordo com especialistas, o livro de Jonas registra acontecimentos históricos que ocorreram antes que Nínive fosse destruída (cerca de 612 a.C). Nesse período, Jeroboão II governa Israel e Uzias, Judá. Jonas foi chamado por Deus para proclamar uma mensagem de destruição contra Nínive (capital da Assíria, atual Iraque), por causa da intensa maldade dos moradores dessa cidade. No entanto, o profeta não obedeceu a voz de Deus, e fugiu da presença do Senh

AS SETE CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIRTUOSA

Todo homem que deseja constituir uma família sonha um dia se casar com uma boa mulher. Aliás, essa escolha [da mulher certa] precisa de muita cautela. A Bíblia nos ensina que a mulher tem o poder de edificar ou de destruir uma família (Prov. 14:1). Mas afinal de contas, quais são as características de uma mulher virtuosa? Para responder essa pergunta, tomaremos como base o texto de Provérbios, capítulo 31, versículos 10 ao 31. Nele, podemos perceber as seguintes características de uma mulher virtuosa: 1ª) A mulher virtuosa faz bem ao seu marido. "Ela lhe faz bem, não mal, todos os dias da sua vida" (v. 12). A boa mulher tem bons propósitos em relação ao seu cônjuge. A presença dela faz bem ao marido. E não só a sua presença, mas tudo aquilo que ela faz é bom para o esposo e os filhos; 2ª) A mulher virtuosa não é preguiçosa, ao contrário, ela gosta de trabalhar e não mede esforços em prol do bem-estar da sua família. "Busca lã e linho e trabalha com mãos hábeis. Como