Pular para o conteúdo principal

PRECISAMOS DE UM AVIVAMENTO BÍBLICO NA IGREJA BRASILEIRA

A igreja evangélica brasileira precisa de um Avivamento. Essa é a conclusão que chegamos ao verificar a realidade espiritual das pessoas nas congregações, muitas delas, aliás, nunca tendo experimentado a regeneração, a santificação e o verdadeiro amor que alimentam e dirigem o cristão a obedecer a Deus.

O verdadeiro avivamento é uma obra extraordinária de Deus, que impacta indivíduos e multidões, através da oração perseverante e da pregação bíblica. Esses meios conduzem as pessoa a uma conversão genuína, transformando, inclusive, a sociedade. O avivamento não ocorre no vácuo, ou seja, antes de sua eclosão, há uma preparação que antecede os efeitos que um grande avivamento espiritual produz. Essa preparação se forma, como já citei, por exemplo, através de uma busca constante por Deus em oração e proclamação do Evangelho de Cristo que confronta o pecado do homem com a cruz de Cristo. Foi assim que ocorreu com a Igreja Primitiva; foi assim também que se deu nos séculos posteriores, com a perseguição dos cristãos pelo Império Romano. Tal processo de preparação também foi desenvolvido nos séculos que antecederam a Reforma Protestante, no século XVI. Vimos também isso acontecer na Europa e nos Estados Unidos após a Reforma, quando muitos homens foram levantados por Deus com o objetivo de conduzir à sociedade aos valores bíblicos negligenciados pelo alto clero da Igreja Católica. Os cinco solas (Sola Scriptura, Sola Gratia,Sola Fide, Solus Christus e Soli Deo Gloria) certamente resumem esse sentimento: um retorno à Palavra de Deus!

Um avivamento bíblico não pode ser confundido com aquilo que muitas pessoas estão dizendo e fazendo nas igrejas. Estamos confundindo momentos de frenesi, êxtase e barulhos com avivamento. Avivamento necessariamente transforma a vida de homens pecadores, levando-os a suplicar a graça de Deus, diante da sua miséria e transgressão.
O pastor e também Dr. Willian R. Downing, da Grace Baptist Church, no livro Avivamento: Definição e Precursores Bíblicos e Históricos - Um Catecismo de Doutrina Bíblica, editora P.I.R.S. PUBLICATIONS, 2008, publicado em português em 2016, comenta as causas que tem levando à má-compreensão e prática do avivamento na igreja. Ele diz algumas coisas interessantes que faço questão de reproduzir neste texto para que você, amado irmão, possa refletir.

Palavras do Dr. Willian Downing

"A tendência das últimas décadas tem sido um desvio gradual do Cristianismo tanto bíblico quanto histórico. O espiritual e doutrinário, em grande parte degenerou para o psicológico. A adoração reverente em muitas igrejas tem sido deslocada pelo entretenimento. O aconselhamento substituiu a pregação autorizada e a disciplina piedosa. A verdadeira conversão em grande parte degenerou em um mero "decisionismo" no pensamento e metodologia de muitos. Uma pessoa pode continuar a ser uma "crente carnal", vivendo em pecado, e, contudo, ser considerada como uma verdadeira crente. (...) O emocionalismo (irracionalismo) substituiu a verdadeira espiritualidade no professo Cristianismo moderno. Igrejas e ministros olham para o mundo com seus princípios comerciais de sucesso e abordagens pragmáticas ou inovadoras e condicionam seus ministérios de acordo. Por que buscar a face de Deus em oração por aquilo que pode ser produzido pelo homem em sua própria força?

A pós-modernidade caracteriza tanto a sociedade quanto a religião. O existencialismo (subjetivismo extremo), o relativismo (a negação da autoridade e dos absolutos bíblicos), o pluralismo (a negação da exclusividade absoluta do Cristianismo bíblico) e a desconstrução da linguagem (o texto bíblico não tem um significado objetivo, e, portanto, nenhuma autoridade; o significado é encontrado somente na interpretação do ouvinte) e o questionamento de toda a autoridade têm empanturrado a moderna religião evangélica".

Assim, concluo ressaltando a necessidade que temos em orar por um verdadeiro avivamento em nossa vida e na igreja a qual congregamos. Um avivamento que nos desperte para uma vida de santidade e comunhão com Deus e com os irmãos.


"Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; no meio dos anos, faze-a conhecida". (Habacuque 3:2)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PECADOS DO REI SALOMÃO

Um dos personagens bíblicos que mais me chama a atenção é o rei Salomão, isso porque a história desse rei nos revela aonde o pecado pode nos levar. A Bíblia nos conta que Salomão foi ungido rei de Israel pelo sacerdote Zadoque e pelo profeta Natã, depois de uma tentativa frustrada de Adonias de ascender ao poder monárquico sob a égide do já envelhecido rei Davi, o homem que foi segundo o coração de Deus. Instruído pelo seu pai Davi a ser esforçar, a ser maduro em suas ações como rei e a obedecer ao Senhor, Salomão inicia o seu governo com a pesada responsabilidade de suceder um grande rei e com o desafio de governar uma nação em plena ascensão militar. Inexperiente ainda, Salomão ora a Deus pedindo sabedoria para dirigir o povo de Israel, o que é atendido pelo Senhor com o acréscimo por Deus de muitas bênçãos ao rei. Assim, Salomão se torna o homem mais sábio de todos os tempos, segundo as Sagradas Escrituras, tendo um governo próspero e afamado entre os demais monarcas de seu tempo,

OBEDECENDO O CHAMADO DE DEUS

Olá, meus queridos leitores! Hoje quero falar de um personagem conhecido pela maioria dos evangélicos. O nome dele? Jonas. Mas por que tratar de Jonas neste texto? Porque a história dele nos faz refletir sobre o dever do cristão em obedecer o chamado de Deus na sua vida. De acordo a Bíblia, Jonas era filho de Amitai, e seu nome em hebraico significa "pomba". Vivia na cidade de Gate-Hefer, localizada perto de Nazaré. Jonas era profeta e segundo alguns estudiosos, o seu ministério compreende-se entre 800 e 750 a.C. De acordo com especialistas, o livro de Jonas registra acontecimentos históricos que ocorreram antes que Nínive fosse destruída (cerca de 612 a.C). Nesse período, Jeroboão II governa Israel e Uzias, Judá. Jonas foi chamado por Deus para proclamar uma mensagem de destruição contra Nínive (capital da Assíria, atual Iraque), por causa da intensa maldade dos moradores dessa cidade. No entanto, o profeta não obedeceu a voz de Deus, e fugiu da presença do Senh

AS SETE CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIRTUOSA

Todo homem que deseja constituir uma família sonha um dia se casar com uma boa mulher. Aliás, essa escolha [da mulher certa] precisa de muita cautela. A Bíblia nos ensina que a mulher tem o poder de edificar ou de destruir uma família (Prov. 14:1). Mas afinal de contas, quais são as características de uma mulher virtuosa? Para responder essa pergunta, tomaremos como base o texto de Provérbios, capítulo 31, versículos 10 ao 31. Nele, podemos perceber as seguintes características de uma mulher virtuosa: 1ª) A mulher virtuosa faz bem ao seu marido. "Ela lhe faz bem, não mal, todos os dias da sua vida" (v. 12). A boa mulher tem bons propósitos em relação ao seu cônjuge. A presença dela faz bem ao marido. E não só a sua presença, mas tudo aquilo que ela faz é bom para o esposo e os filhos; 2ª) A mulher virtuosa não é preguiçosa, ao contrário, ela gosta de trabalhar e não mede esforços em prol do bem-estar da sua família. "Busca lã e linho e trabalha com mãos hábeis. Como