Pular para o conteúdo principal

MILAGRES E CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

A paz do Senhor a todos os leitores!

Aproveitando o tema do post divulgado no dia 25 de janeiro, quero continuar a falar sobre a banalização de milagres e curas vistos hoje em dia nas igrejas. Mas agora, com um novo viés: a omissão dos processos naturais na nossa vida humana e espiritual.

Todos os dias, vejo a correria de homens e mulheres estressados porque precisam chegar cedo no trabalho; buscar filhos na escola; chegar em casa e ainda ter que fazer comida; tomar banho e ir à igreja, etc. E por causa disso, priorizamos tudo aquilo que possa nos levar a instantaneidade das coisas: aparelho microondas, macarrão instantâneo, internet a cavalo, atalhos no trânsito, etc.

Assim, vivendo em uma sociedade imediatista e consumista, rejeitamos muitas vezes os processos naturais da vida. E por negligenciar a naturalidades dos processos, não crescemos e por conseguinte não amadurecemos como ser humano.

Exemplo disso é o que ocorre nas igrejas. Pessoas que preferem milagres aos processos naturais da vida espiritual. Mas, o que é mesmo milagre? Milagre é Deus fazer imediatamente aquilo que deveria ser feito naturalmente. Se pensarmos bem a respeito do milagre, chegaremos a conclusão que o milagre é a última coisa que nós deveríamos pediar a Deus? Talvez você esteja se perguntando: "Como assim, pastor Willian?".

Milagres pressupõe perdas significativas antes ou durante o processo - humano ou espiritual. Exemplo: pedir ao Senhor um milagre no meu casamento significa que eu não quis obedecer o processo natural de crescimento e amadurecimentos no meu relacionamento conjugal. Por isso, alguma coisa deu errado, e agora eu preciso que Deus faça em um segundo o que eu não fiz em dez anos de casamento com a minha esposa. E isso vale para todas as gamas da nossa vida: saúde, relacionamentos, profissão e principalmente a nossa vida com Deus.

Estamos cantando demais nas igrejas sobre curas e sinais miraculosos, enquanto deveríamos cantar mais sobre os processos que nos conduzem aos milagres. Existe uma música da Aline Barros, chamada Ressuscita-me, que diz:

Mestre, eu preciso de um milagre
Transforma minha vida, meu estado
Faz tempo que eu não vejo a luz do dia
Estão tentando sepultar minha alegria
Tentando ver meus sonhos cancelados

Essa música já virou bordão de evangélico e não-evangélico nas igrejas. As pessoas já entram cantando: "Mestre eu preciso de um milagre..." Parece engraçado, mas não é. Você deixaria alguém que não estudou anos a fio medicina fazer uma cirurgia em você? Creio que não, não é mesmo? Então, por que você acha que Deus entregaria tesouros celestiais nas mãos de pessoas que se recusaram a passar por processos natuarias ao longo da sua vida espiritual?

Olhe ao seu redor agora. Tudo o que você vê passou por etapas até se transformado em um produto. Um professor não nasce professor. Ele precisa, antes, estudar muitos anos até adquirir conhecimento necessário para ensinar alguém.

A conclusão que chego é de que pessoas que não aceitam a passar pelas etapas da vida não crescem e por isso vivem e agem como meninos, crianças na fé. São inconstantes porque são homens-bebês na igreja, no trabalho, em casa, etc. Pessoas assim, preferem a instantaneidade a naturalidade das coisas. Quer milagre de verdade? Então cante uma pequena canção que certa vez ouvi de um pastor: "Leia a Bíblia e faça oração, faça oração, se quiser crescer".

Termino a mensagem de hoje ressaltando as palavras do apóstolo Paulo, em 2 Coríntios 13:11, que diz:
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino, raciocinava como menino. Mas logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino".

Fiquem com Deus e até a próxima mensagem.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OS PECADOS DO REI SALOMÃO

Um dos personagens bíblicos que mais me chama a atenção é o rei Salomão, isso porque a história desse rei nos revela aonde o pecado pode nos levar. A Bíblia nos conta que Salomão foi ungido rei de Israel pelo sacerdote Zadoque e pelo profeta Natã, depois de uma tentativa frustrada de Adonias de ascender ao poder monárquico sob a égide do já envelhecido rei Davi, o homem que foi segundo o coração de Deus. Instruído pelo seu pai Davi a ser esforçar, a ser maduro em suas ações como rei e a obedecer ao Senhor, Salomão inicia o seu governo com a pesada responsabilidade de suceder um grande rei e com o desafio de governar uma nação em plena ascensão militar. Inexperiente ainda, Salomão ora a Deus pedindo sabedoria para dirigir o povo de Israel, o que é atendido pelo Senhor com o acréscimo por Deus de muitas bênçãos ao rei. Assim, Salomão se torna o homem mais sábio de todos os tempos, segundo as Sagradas Escrituras, tendo um governo próspero e afamado entre os demais monarcas de seu tempo,

OBEDECENDO O CHAMADO DE DEUS

Olá, meus queridos leitores! Hoje quero falar de um personagem conhecido pela maioria dos evangélicos. O nome dele? Jonas. Mas por que tratar de Jonas neste texto? Porque a história dele nos faz refletir sobre o dever do cristão em obedecer o chamado de Deus na sua vida. De acordo a Bíblia, Jonas era filho de Amitai, e seu nome em hebraico significa "pomba". Vivia na cidade de Gate-Hefer, localizada perto de Nazaré. Jonas era profeta e segundo alguns estudiosos, o seu ministério compreende-se entre 800 e 750 a.C. De acordo com especialistas, o livro de Jonas registra acontecimentos históricos que ocorreram antes que Nínive fosse destruída (cerca de 612 a.C). Nesse período, Jeroboão II governa Israel e Uzias, Judá. Jonas foi chamado por Deus para proclamar uma mensagem de destruição contra Nínive (capital da Assíria, atual Iraque), por causa da intensa maldade dos moradores dessa cidade. No entanto, o profeta não obedeceu a voz de Deus, e fugiu da presença do Senh

AS SETE CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIRTUOSA

Todo homem que deseja constituir uma família sonha um dia se casar com uma boa mulher. Aliás, essa escolha [da mulher certa] precisa de muita cautela. A Bíblia nos ensina que a mulher tem o poder de edificar ou de destruir uma família (Prov. 14:1). Mas afinal de contas, quais são as características de uma mulher virtuosa? Para responder essa pergunta, tomaremos como base o texto de Provérbios, capítulo 31, versículos 10 ao 31. Nele, podemos perceber as seguintes características de uma mulher virtuosa: 1ª) A mulher virtuosa faz bem ao seu marido. "Ela lhe faz bem, não mal, todos os dias da sua vida" (v. 12). A boa mulher tem bons propósitos em relação ao seu cônjuge. A presença dela faz bem ao marido. E não só a sua presença, mas tudo aquilo que ela faz é bom para o esposo e os filhos; 2ª) A mulher virtuosa não é preguiçosa, ao contrário, ela gosta de trabalhar e não mede esforços em prol do bem-estar da sua família. "Busca lã e linho e trabalha com mãos hábeis. Como