Pular para o conteúdo principal

UMA  ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DO PÓS-MODERNISMO NA IGREJA: COM DESTAQUE PARA O PLURALISMO

No texto anterior, havíamos abordado a problemática que envolve a ausência de fidelidade e de honestidade escriturística de muitos pastores. Entre tantas explicações possíveis, foram apontadas três razões, a saber:
  1. A incompreensão do chamado de Deus para o ministério pastoral;
  2. A falta de regeneração promovida pela Palavra de Deus e pelo Espírito Santo; e,
  3. A assimilação dos valores pós-modernos: pluralismo, relativismo e humanismo.
Hoje, iremos refletir sobre o terceiro aspecto-chave dessa discussão, mais especificamente, sobre o pluralismo. Antes, contudo, de prosseguirmos, cabe-nos traçar em linhas gerais o contexto do pós-modernismo para, então, destacarmos o pluralismo como influência perniciosa para a igreja de Cristo.

O pós-modernismo nasceu no fim do século XX, com a falência do comunismo, com a queda do muro de Berlim, em 1989 e, com o fracasso da economia mundial baseada no materialismo. A cosmovisão romântica do ser humano, do cientificismo e do racionalismo perderam força para um novo período na história da humanidade, conhecido como pós-modernismo. Esse movimento filosófico-ideológico vai permear todas as áreas da sociedade: da cultura à religião. Ocorre nesse momento, uma queda acentuada dos padrões morais estabelecidos anteriormente e os pós-modernistas começam a questionar de maneira muito incisiva a necessidade de haver verdades-absolutas como parâmetros para o homem. Para sustentar essa posição, os defensores desse movimento estabeleceram valores, que são o alicerce de sua doutrina, para contraditar o modernismo. Um desses pilares é o pluralismo.

Héber Carlos de Campos, pastor presbiteriano e doutor em Teologia Sistemática no Concordia Theological Seminary, Saint Louis, Missouri, EUA (1992), destaca no seu ensaio intitulado “O Pluralismo no Pós-Modernismo” (1997), que o paradigma pluralista tem suas raízes ainda no modernismo, quando o homem coloca em dúvida a verdade-absoluta de que somente Jesus Cristo – aqui, entende-se como o cristianismo – é o único caminho para a salvação da humanidade, pois, segundo os arautos desse sistema ideológico, Deus está salvificamente disponível e acessível a todas as religiões. Portanto, outras civilizações também possuíam a salvação eterna sem a presença do cristianismo, ou seja, de Jesus Cristo.

Dessa forma, podemos então conceituar o pluralismo como o ensino da rejeição às verdades-absolutas defendidas pela Palavra de Deus, apontando que existem outras alternativas aceitáveis além do cristianismo, ou seja, a propagação da pluralidade de verdades.

No próximo texto, iremos mencionar as diferentes formas de manifestação do pluralismo na igreja e como ela distorce a verdade objetiva de Deus para o homem estabelecida em João 14:6, que diz: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (grifo nosso).

Até!

Em Cristo Jesus,

Pastor Willian




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PECADOS DO REI SALOMÃO

Um dos personagens bíblicos que mais me chama a atenção é o rei Salomão, isso porque a história desse rei nos revela aonde o pecado pode nos levar. A Bíblia nos conta que Salomão foi ungido rei de Israel pelo sacerdote Zadoque e pelo profeta Natã, depois de uma tentativa frustrada de Adonias de ascender ao poder monárquico sob a égide do já envelhecido rei Davi, o homem que foi segundo o coração de Deus. Instruído pelo seu pai Davi a ser esforçar, a ser maduro em suas ações como rei e a obedecer ao Senhor, Salomão inicia o seu governo com a pesada responsabilidade de suceder um grande rei e com o desafio de governar uma nação em plena ascensão militar. Inexperiente ainda, Salomão ora a Deus pedindo sabedoria para dirigir o povo de Israel, o que é atendido pelo Senhor com o acréscimo por Deus de muitas bênçãos ao rei. Assim, Salomão se torna o homem mais sábio de todos os tempos, segundo as Sagradas Escrituras, tendo um governo próspero e afamado entre os demais monarcas de seu tempo,

OBEDECENDO O CHAMADO DE DEUS

Olá, meus queridos leitores! Hoje quero falar de um personagem conhecido pela maioria dos evangélicos. O nome dele? Jonas. Mas por que tratar de Jonas neste texto? Porque a história dele nos faz refletir sobre o dever do cristão em obedecer o chamado de Deus na sua vida. De acordo a Bíblia, Jonas era filho de Amitai, e seu nome em hebraico significa "pomba". Vivia na cidade de Gate-Hefer, localizada perto de Nazaré. Jonas era profeta e segundo alguns estudiosos, o seu ministério compreende-se entre 800 e 750 a.C. De acordo com especialistas, o livro de Jonas registra acontecimentos históricos que ocorreram antes que Nínive fosse destruída (cerca de 612 a.C). Nesse período, Jeroboão II governa Israel e Uzias, Judá. Jonas foi chamado por Deus para proclamar uma mensagem de destruição contra Nínive (capital da Assíria, atual Iraque), por causa da intensa maldade dos moradores dessa cidade. No entanto, o profeta não obedeceu a voz de Deus, e fugiu da presença do Senh

AS SETE CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIRTUOSA

Todo homem que deseja constituir uma família sonha um dia se casar com uma boa mulher. Aliás, essa escolha [da mulher certa] precisa de muita cautela. A Bíblia nos ensina que a mulher tem o poder de edificar ou de destruir uma família (Prov. 14:1). Mas afinal de contas, quais são as características de uma mulher virtuosa? Para responder essa pergunta, tomaremos como base o texto de Provérbios, capítulo 31, versículos 10 ao 31. Nele, podemos perceber as seguintes características de uma mulher virtuosa: 1ª) A mulher virtuosa faz bem ao seu marido. "Ela lhe faz bem, não mal, todos os dias da sua vida" (v. 12). A boa mulher tem bons propósitos em relação ao seu cônjuge. A presença dela faz bem ao marido. E não só a sua presença, mas tudo aquilo que ela faz é bom para o esposo e os filhos; 2ª) A mulher virtuosa não é preguiçosa, ao contrário, ela gosta de trabalhar e não mede esforços em prol do bem-estar da sua família. "Busca lã e linho e trabalha com mãos hábeis. Como