Pular para o conteúdo principal

AS DIFERENTES FORMAS DE ATUAÇÃO DO PLURALISMO
NA IGREJA DE CRISTO

No texto passado, fizemos uma análise histórica do pluralismo como conceito e doutrina do movimento filosófico-ideológico chamado pós-modernismo.

Agora, vamos perceber como o pluralismo atua na igreja de Cristo e quais são os seus ardis para enganar os cristãos.

A primeira forma de manifestação do pluralismo na igreja é o intelectual. Esse tipo de pluralismo diz respeito especialmente à abordagem do texto bíblico e de sua linguagem. Os pós-modernistas asseguram que não existem verdades-absolutas no texto, que não há uma visão objetiva e verdadeira da mensagem escrita pelo autor, pois todas as pessoas podem ter a sua própria visão do texto lido, a seu bel-prazer. Ou seja, a interpretação textual está sujeita ao entendimento que o leitor/cristão tem das palavras, de acordo com o seu sentimento, formação cultural e ambiente social. Não há busca pela verdade objetiva da Escritura, mas sim, a valorização da subjetividade pessoal que cada um tem em relação à Bíblia.

Dessa forma, os chamados “desconstrucionistas” do pós-modernismo pretendem desenvolver o que CAMPOS (1997) vai chamar de “hermenêutica de suspeição”, onde o leitor aborda o texto não para encontrar a verdade objetiva e absoluta nele, mas para desmascarar o texto através daquilo que está oculto.

Esse é o cenário da igreja atualmente. Não há parâmetro para buscar a direção de Deus em sua Palavra, pois cada um procura a sua própria verdade, de acordo com as suas necessidades e interesses pessoais. Não há submissão do homem, tampouco a sua aceitação, aos mandamentos de Deus, porque ele – homem pecador – decidiu, a partir de uma prática pluralista-modernista dizer NÃO àquilo que lhe entristece e dizer SIM àquilo que lhe agrada na Bíblia.

Assim, o homem na igreja hoje não se envergonha em adulterar, fornicar, mentir, subornar, sonegar, fraudar, etc., porque no contexto do pluralismo intelectual a verdade absoluta é capitulada pela subjetividade escriturística, onde o que vale é a interpretação pessoal sobre o texto bíblico.

Por isso, percebemos muitos cristãos em confronto consigo mesmos e com Deus, porque não se submeteram genuinamente à vontade do Senhor na suas vidas através da Palavra. Gostam de ouvir mensagens sobre promessas, curas, bênçãos, milagres, restauração… mas não suportam ouvir um minuto de pregação que aponta a necessidade de conserto com Deus, de arrependimento, de postura espiritual, de comprometimento com a obra do Senhor, de santidade, etc. Isso porque tais cristãos estão maculados pelo pluralismo intelectual.

No próximo texto, abordaremos outra manifestação muito perigosa do pluralismo na igreja.

Até!

Em Cristo Jesus,

Pr. Willian Martins







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PECADOS DO REI SALOMÃO

Um dos personagens bíblicos que mais me chama a atenção é o rei Salomão, isso porque a história desse rei nos revela aonde o pecado pode nos levar. A Bíblia nos conta que Salomão foi ungido rei de Israel pelo sacerdote Zadoque e pelo profeta Natã, depois de uma tentativa frustrada de Adonias de ascender ao poder monárquico sob a égide do já envelhecido rei Davi, o homem que foi segundo o coração de Deus. Instruído pelo seu pai Davi a ser esforçar, a ser maduro em suas ações como rei e a obedecer ao Senhor, Salomão inicia o seu governo com a pesada responsabilidade de suceder um grande rei e com o desafio de governar uma nação em plena ascensão militar. Inexperiente ainda, Salomão ora a Deus pedindo sabedoria para dirigir o povo de Israel, o que é atendido pelo Senhor com o acréscimo por Deus de muitas bênçãos ao rei. Assim, Salomão se torna o homem mais sábio de todos os tempos, segundo as Sagradas Escrituras, tendo um governo próspero e afamado entre os demais mona...

PRECISAMOS DE UM AVIVAMENTO BÍBLICO NA IGREJA BRASILEIRA

A igreja evangélica brasileira precisa de um Avivamento. Essa é a conclusão que chegamos ao verificar a realidade espiritual das pessoas nas congregações, muitas delas, aliás, nunca tendo experimentado a regeneração, a santificação e o verdadeiro amor que alimentam e dirigem o cristão a obedecer a Deus. O verdadeiro avivamento é uma obra extraordinária de Deus, que impacta indivíduos e multidões, através da oração perseverante e da pregação bíblica. Esses meios conduzem as pessoa a uma conversão genuína, transformando, inclusive, a sociedade. O avivamento não ocorre no vácuo, ou seja, antes de sua eclosão, há uma preparação que antecede os efeitos que um grande avivamento espiritual produz. Essa preparação se forma, como já citei, por exemplo, através de uma busca constante por Deus em oração e proclamação do Evangelho de Cristo que confronta o pecado do homem com a cruz de Cristo. Foi assim que ocorreu com a Igreja Primitiva; foi assim também que se deu nos séculos posteriores, c...

QUER VITÓRIA? TOME A SUA CRUZ, SIGA A JESUS!

Texto básico: Mateus 16: 24-28: 24 Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; 25 porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. 26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? 27 Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras. 28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino. Existe uma verdade em comum e inconteste entre todos aqueles que servem a Jesus: todos desejam ser abençoados, anseiam por vitórias financeiras, profissionais, conjugais, emocionais, espirituais. A Bíblia nos ensina que Jesus nos escolheu para sermos participantes da sua glória. Mas antes de sermos participantes do Cristo...