Pular para o conteúdo principal

AS DIFERENTES FORMAS DE ATUAÇÃO DO PLURALISMO
NA IGREJA DE CRISTO

No texto passado, fizemos uma análise histórica do pluralismo como conceito e doutrina do movimento filosófico-ideológico chamado pós-modernismo.

Agora, vamos perceber como o pluralismo atua na igreja de Cristo e quais são os seus ardis para enganar os cristãos.

A primeira forma de manifestação do pluralismo na igreja é o intelectual. Esse tipo de pluralismo diz respeito especialmente à abordagem do texto bíblico e de sua linguagem. Os pós-modernistas asseguram que não existem verdades-absolutas no texto, que não há uma visão objetiva e verdadeira da mensagem escrita pelo autor, pois todas as pessoas podem ter a sua própria visão do texto lido, a seu bel-prazer. Ou seja, a interpretação textual está sujeita ao entendimento que o leitor/cristão tem das palavras, de acordo com o seu sentimento, formação cultural e ambiente social. Não há busca pela verdade objetiva da Escritura, mas sim, a valorização da subjetividade pessoal que cada um tem em relação à Bíblia.

Dessa forma, os chamados “desconstrucionistas” do pós-modernismo pretendem desenvolver o que CAMPOS (1997) vai chamar de “hermenêutica de suspeição”, onde o leitor aborda o texto não para encontrar a verdade objetiva e absoluta nele, mas para desmascarar o texto através daquilo que está oculto.

Esse é o cenário da igreja atualmente. Não há parâmetro para buscar a direção de Deus em sua Palavra, pois cada um procura a sua própria verdade, de acordo com as suas necessidades e interesses pessoais. Não há submissão do homem, tampouco a sua aceitação, aos mandamentos de Deus, porque ele – homem pecador – decidiu, a partir de uma prática pluralista-modernista dizer NÃO àquilo que lhe entristece e dizer SIM àquilo que lhe agrada na Bíblia.

Assim, o homem na igreja hoje não se envergonha em adulterar, fornicar, mentir, subornar, sonegar, fraudar, etc., porque no contexto do pluralismo intelectual a verdade absoluta é capitulada pela subjetividade escriturística, onde o que vale é a interpretação pessoal sobre o texto bíblico.

Por isso, percebemos muitos cristãos em confronto consigo mesmos e com Deus, porque não se submeteram genuinamente à vontade do Senhor na suas vidas através da Palavra. Gostam de ouvir mensagens sobre promessas, curas, bênçãos, milagres, restauração… mas não suportam ouvir um minuto de pregação que aponta a necessidade de conserto com Deus, de arrependimento, de postura espiritual, de comprometimento com a obra do Senhor, de santidade, etc. Isso porque tais cristãos estão maculados pelo pluralismo intelectual.

No próximo texto, abordaremos outra manifestação muito perigosa do pluralismo na igreja.

Até!

Em Cristo Jesus,

Pr. Willian Martins







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PECADOS DO REI SALOMÃO

Um dos personagens bíblicos que mais me chama a atenção é o rei Salomão, isso porque a história desse rei nos revela aonde o pecado pode nos levar. A Bíblia nos conta que Salomão foi ungido rei de Israel pelo sacerdote Zadoque e pelo profeta Natã, depois de uma tentativa frustrada de Adonias de ascender ao poder monárquico sob a égide do já envelhecido rei Davi, o homem que foi segundo o coração de Deus. Instruído pelo seu pai Davi a ser esforçar, a ser maduro em suas ações como rei e a obedecer ao Senhor, Salomão inicia o seu governo com a pesada responsabilidade de suceder um grande rei e com o desafio de governar uma nação em plena ascensão militar. Inexperiente ainda, Salomão ora a Deus pedindo sabedoria para dirigir o povo de Israel, o que é atendido pelo Senhor com o acréscimo por Deus de muitas bênçãos ao rei. Assim, Salomão se torna o homem mais sábio de todos os tempos, segundo as Sagradas Escrituras, tendo um governo próspero e afamado entre os demais monarcas de seu tempo,

OBEDECENDO O CHAMADO DE DEUS

Olá, meus queridos leitores! Hoje quero falar de um personagem conhecido pela maioria dos evangélicos. O nome dele? Jonas. Mas por que tratar de Jonas neste texto? Porque a história dele nos faz refletir sobre o dever do cristão em obedecer o chamado de Deus na sua vida. De acordo a Bíblia, Jonas era filho de Amitai, e seu nome em hebraico significa "pomba". Vivia na cidade de Gate-Hefer, localizada perto de Nazaré. Jonas era profeta e segundo alguns estudiosos, o seu ministério compreende-se entre 800 e 750 a.C. De acordo com especialistas, o livro de Jonas registra acontecimentos históricos que ocorreram antes que Nínive fosse destruída (cerca de 612 a.C). Nesse período, Jeroboão II governa Israel e Uzias, Judá. Jonas foi chamado por Deus para proclamar uma mensagem de destruição contra Nínive (capital da Assíria, atual Iraque), por causa da intensa maldade dos moradores dessa cidade. No entanto, o profeta não obedeceu a voz de Deus, e fugiu da presença do Senh

AS SETE CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIRTUOSA

Todo homem que deseja constituir uma família sonha um dia se casar com uma boa mulher. Aliás, essa escolha [da mulher certa] precisa de muita cautela. A Bíblia nos ensina que a mulher tem o poder de edificar ou de destruir uma família (Prov. 14:1). Mas afinal de contas, quais são as características de uma mulher virtuosa? Para responder essa pergunta, tomaremos como base o texto de Provérbios, capítulo 31, versículos 10 ao 31. Nele, podemos perceber as seguintes características de uma mulher virtuosa: 1ª) A mulher virtuosa faz bem ao seu marido. "Ela lhe faz bem, não mal, todos os dias da sua vida" (v. 12). A boa mulher tem bons propósitos em relação ao seu cônjuge. A presença dela faz bem ao marido. E não só a sua presença, mas tudo aquilo que ela faz é bom para o esposo e os filhos; 2ª) A mulher virtuosa não é preguiçosa, ao contrário, ela gosta de trabalhar e não mede esforços em prol do bem-estar da sua família. "Busca lã e linho e trabalha com mãos hábeis. Como