Pular para o conteúdo principal

GUARDE O TEU CORAÇÃO

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida" (Provérbios 4:23). Esse texto, escrito pelo rei Salomão, traz à tona uma discussão muito interessante sobre a temática da valorização e do cuidado do homem interior versus o homem exterior e a sua falsa aparência.
Quando Salomão escreve essas palavras, ele talvez estivesse pensando: "Olha, o seu cabelo é bom e bonito, a sua roupa também, o seu corpo é lindo, os seus olhos então... Mas tudo isso é como o vento: é passageiro e aparente. Escute, eu desejo que você cuide da sua imagem pessoal,sim, mas, sobretudo, proponho que você valorize, cuide e guarde o teu CORAÇÃO, porque dele procedem as saídas da vida". 

Jesus Cristo continua essa discussão ao enfrentar o tradicionalismo dos fariseus. Para eles, o mais importante eram os costumes religiosos que denotavam uma pseudo-santidade a Deus. No entanto, ao ser questionado sobre o porquê que os seus discípulos estavam quebrando a tradição dos anciãos, haja vista que eles não lavavam as mãos antes de comerem, Jesus, então, responde: "O que contamina o homem não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isto sim é o que o torna impuro" (Mateus 15:11).

Sabe aquilo que o rei Salomão disse lá no texto de Provérbios, que citamos na abertura do texto, quando ele afirma: "... guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida"? Pois é, Jesus nos responde quais são essas "saídas da vida". Ele diz: Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e é lançado fora? O que sai da boca, porém, procede do coração, e é isso o que contamina o homem. Pois do coração procedem maus pensamentos, homicídios, adultério, prostituição, roubo, falso testemunho, blasfêmia. São essas coisas que tornam o homem impuro" [grifo nosso] (Mateus 15:17-20). Quem nunca ouviu dizer "a boca fala do que está cheio o coração?". Acredito que quase todo mundo [é bom deixar claro, que essa palavras não são um ditado. Essa frase foi dita por Cristo e encontra-se no livro de Mateus, capítulo 12, versículo 34].

Aprendemos, portanto, que o nosso coração é ao mesmo tempo depósito para coisas boas ou más e é também um canal de onde tudo isso é expelido. Por exemplo, a intenção de vingar alguma coisa que aconteceu com você nasce na sua mente, mas é guardada no seu coração por anos e anos, e se não for liberado o perdão, essa vingança pode gerar consequências trágicas. Por isso, Jesus Cristo, como também o rei Salomão, enfatizam tanto sobre a importância de prestarmos mais atenção sobre aquilo que está dentro de nós do que fora.

Cuide do seu coração e seja feliz em tudo o que fizer. Que Deus te abençoe.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PECADOS DO REI SALOMÃO

Um dos personagens bíblicos que mais me chama a atenção é o rei Salomão, isso porque a história desse rei nos revela aonde o pecado pode nos levar. A Bíblia nos conta que Salomão foi ungido rei de Israel pelo sacerdote Zadoque e pelo profeta Natã, depois de uma tentativa frustrada de Adonias de ascender ao poder monárquico sob a égide do já envelhecido rei Davi, o homem que foi segundo o coração de Deus. Instruído pelo seu pai Davi a ser esforçar, a ser maduro em suas ações como rei e a obedecer ao Senhor, Salomão inicia o seu governo com a pesada responsabilidade de suceder um grande rei e com o desafio de governar uma nação em plena ascensão militar. Inexperiente ainda, Salomão ora a Deus pedindo sabedoria para dirigir o povo de Israel, o que é atendido pelo Senhor com o acréscimo por Deus de muitas bênçãos ao rei. Assim, Salomão se torna o homem mais sábio de todos os tempos, segundo as Sagradas Escrituras, tendo um governo próspero e afamado entre os demais mona...

PRECISAMOS DE UM AVIVAMENTO BÍBLICO NA IGREJA BRASILEIRA

A igreja evangélica brasileira precisa de um Avivamento. Essa é a conclusão que chegamos ao verificar a realidade espiritual das pessoas nas congregações, muitas delas, aliás, nunca tendo experimentado a regeneração, a santificação e o verdadeiro amor que alimentam e dirigem o cristão a obedecer a Deus. O verdadeiro avivamento é uma obra extraordinária de Deus, que impacta indivíduos e multidões, através da oração perseverante e da pregação bíblica. Esses meios conduzem as pessoa a uma conversão genuína, transformando, inclusive, a sociedade. O avivamento não ocorre no vácuo, ou seja, antes de sua eclosão, há uma preparação que antecede os efeitos que um grande avivamento espiritual produz. Essa preparação se forma, como já citei, por exemplo, através de uma busca constante por Deus em oração e proclamação do Evangelho de Cristo que confronta o pecado do homem com a cruz de Cristo. Foi assim que ocorreu com a Igreja Primitiva; foi assim também que se deu nos séculos posteriores, c...

QUER VITÓRIA? TOME A SUA CRUZ, SIGA A JESUS!

Texto básico: Mateus 16: 24-28: 24 Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; 25 porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. 26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? 27 Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras. 28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino. Existe uma verdade em comum e inconteste entre todos aqueles que servem a Jesus: todos desejam ser abençoados, anseiam por vitórias financeiras, profissionais, conjugais, emocionais, espirituais. A Bíblia nos ensina que Jesus nos escolheu para sermos participantes da sua glória. Mas antes de sermos participantes do Cristo...