Pular para o conteúdo principal

GUARDE O TEU CORAÇÃO

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida" (Provérbios 4:23). Esse texto, escrito pelo rei Salomão, traz à tona uma discussão muito interessante sobre a temática da valorização e do cuidado do homem interior versus o homem exterior e a sua falsa aparência.
Quando Salomão escreve essas palavras, ele talvez estivesse pensando: "Olha, o seu cabelo é bom e bonito, a sua roupa também, o seu corpo é lindo, os seus olhos então... Mas tudo isso é como o vento: é passageiro e aparente. Escute, eu desejo que você cuide da sua imagem pessoal,sim, mas, sobretudo, proponho que você valorize, cuide e guarde o teu CORAÇÃO, porque dele procedem as saídas da vida". 

Jesus Cristo continua essa discussão ao enfrentar o tradicionalismo dos fariseus. Para eles, o mais importante eram os costumes religiosos que denotavam uma pseudo-santidade a Deus. No entanto, ao ser questionado sobre o porquê que os seus discípulos estavam quebrando a tradição dos anciãos, haja vista que eles não lavavam as mãos antes de comerem, Jesus, então, responde: "O que contamina o homem não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isto sim é o que o torna impuro" (Mateus 15:11).

Sabe aquilo que o rei Salomão disse lá no texto de Provérbios, que citamos na abertura do texto, quando ele afirma: "... guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida"? Pois é, Jesus nos responde quais são essas "saídas da vida". Ele diz: Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e é lançado fora? O que sai da boca, porém, procede do coração, e é isso o que contamina o homem. Pois do coração procedem maus pensamentos, homicídios, adultério, prostituição, roubo, falso testemunho, blasfêmia. São essas coisas que tornam o homem impuro" [grifo nosso] (Mateus 15:17-20). Quem nunca ouviu dizer "a boca fala do que está cheio o coração?". Acredito que quase todo mundo [é bom deixar claro, que essa palavras não são um ditado. Essa frase foi dita por Cristo e encontra-se no livro de Mateus, capítulo 12, versículo 34].

Aprendemos, portanto, que o nosso coração é ao mesmo tempo depósito para coisas boas ou más e é também um canal de onde tudo isso é expelido. Por exemplo, a intenção de vingar alguma coisa que aconteceu com você nasce na sua mente, mas é guardada no seu coração por anos e anos, e se não for liberado o perdão, essa vingança pode gerar consequências trágicas. Por isso, Jesus Cristo, como também o rei Salomão, enfatizam tanto sobre a importância de prestarmos mais atenção sobre aquilo que está dentro de nós do que fora.

Cuide do seu coração e seja feliz em tudo o que fizer. Que Deus te abençoe.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PECADOS DO REI SALOMÃO

Um dos personagens bíblicos que mais me chama a atenção é o rei Salomão, isso porque a história desse rei nos revela aonde o pecado pode nos levar. A Bíblia nos conta que Salomão foi ungido rei de Israel pelo sacerdote Zadoque e pelo profeta Natã, depois de uma tentativa frustrada de Adonias de ascender ao poder monárquico sob a égide do já envelhecido rei Davi, o homem que foi segundo o coração de Deus. Instruído pelo seu pai Davi a ser esforçar, a ser maduro em suas ações como rei e a obedecer ao Senhor, Salomão inicia o seu governo com a pesada responsabilidade de suceder um grande rei e com o desafio de governar uma nação em plena ascensão militar. Inexperiente ainda, Salomão ora a Deus pedindo sabedoria para dirigir o povo de Israel, o que é atendido pelo Senhor com o acréscimo por Deus de muitas bênçãos ao rei. Assim, Salomão se torna o homem mais sábio de todos os tempos, segundo as Sagradas Escrituras, tendo um governo próspero e afamado entre os demais monarcas de seu tempo,

OBEDECENDO O CHAMADO DE DEUS

Olá, meus queridos leitores! Hoje quero falar de um personagem conhecido pela maioria dos evangélicos. O nome dele? Jonas. Mas por que tratar de Jonas neste texto? Porque a história dele nos faz refletir sobre o dever do cristão em obedecer o chamado de Deus na sua vida. De acordo a Bíblia, Jonas era filho de Amitai, e seu nome em hebraico significa "pomba". Vivia na cidade de Gate-Hefer, localizada perto de Nazaré. Jonas era profeta e segundo alguns estudiosos, o seu ministério compreende-se entre 800 e 750 a.C. De acordo com especialistas, o livro de Jonas registra acontecimentos históricos que ocorreram antes que Nínive fosse destruída (cerca de 612 a.C). Nesse período, Jeroboão II governa Israel e Uzias, Judá. Jonas foi chamado por Deus para proclamar uma mensagem de destruição contra Nínive (capital da Assíria, atual Iraque), por causa da intensa maldade dos moradores dessa cidade. No entanto, o profeta não obedeceu a voz de Deus, e fugiu da presença do Senh

AS SETE CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIRTUOSA

Todo homem que deseja constituir uma família sonha um dia se casar com uma boa mulher. Aliás, essa escolha [da mulher certa] precisa de muita cautela. A Bíblia nos ensina que a mulher tem o poder de edificar ou de destruir uma família (Prov. 14:1). Mas afinal de contas, quais são as características de uma mulher virtuosa? Para responder essa pergunta, tomaremos como base o texto de Provérbios, capítulo 31, versículos 10 ao 31. Nele, podemos perceber as seguintes características de uma mulher virtuosa: 1ª) A mulher virtuosa faz bem ao seu marido. "Ela lhe faz bem, não mal, todos os dias da sua vida" (v. 12). A boa mulher tem bons propósitos em relação ao seu cônjuge. A presença dela faz bem ao marido. E não só a sua presença, mas tudo aquilo que ela faz é bom para o esposo e os filhos; 2ª) A mulher virtuosa não é preguiçosa, ao contrário, ela gosta de trabalhar e não mede esforços em prol do bem-estar da sua família. "Busca lã e linho e trabalha com mãos hábeis. Como