Pular para o conteúdo principal

PRECISAMOS DE CONVERSÃO!

Bom dia, meus queridos leitores! Neste domingo (03/03) quero escrever sobre um assunto muito importante para todo homem que deseja alegrar o coração de Deus: conversão espiritual. E para falar sobre esse tema, nada melhor do que nos reportamos sobre exemplos extraídos da própria Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras. 

A Bíblia nos conta a história de uma nação (Israel) que, por abandonar a adoração ao Senhor, por desobedecer as suas leis, por pecar e cometer constantemente injustiças contra Deus e seu próximo, e, principalmente, por idolatrar deuses alheios, foi fadada à assolação e ao cativeiro. Para título de conhecimento, vale destacar que Israel (Reino do Norte, capital Samaria) foi levado ao cativeiro em 722 a.C pelos assírios. Judá (Reino do Sul, capital Jerusalém) também sofreu o cárcere em terras estranhas: em 586 A.C, o Império Babilônico, governador por Nabucodonosor, destrói o Templo Sagrado, construído por Salomão, bem como incendeia a cidade de Jerusalém, matando crianças, mulheres, homens e velhos. 

Sabe por que tudo isso ocorreu? Porque a nação de Israel não quis se converter verdadeiramente ao Senhor. Deus, por várias vezes, levantou profetas para falar ao povo sobre esse assunto, mas os ouvidos da comunidade, dos sacerdotes e dos reis estavam tapados. E mais do que os ouvidos, os corações estavam sujos de pecado, e de uma conversão insincera mesclada com uma prática religiosa falsa, hipócrita. 

Entre tantos profetas levantados pelo Senhor, quero apontar aqui Joel. Filho de Petuel, Joel foi chamado para exortar o povo sobre a iminente destruição de Judá, caso não se voltasse ao Senhor. O Senhor promete tirar a alegria, a saúde, o alimento, a paz e a vida de todos os homens que não buscassem transformação de atitudes diante Dele. Mas antes de demonstra a Sua justiça com seu juízos terríveis, o Senhor oferece ao povo a oportunidade de se converterem: 

"Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, proclamai um dia de assembleia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam. Saia o noivo dos seus aposentos e a noiva do seu leito nupcial. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa o teu povo, ó Senhor. Não entregues a tua herança à vergonha, para que as nações zombem dele". (Joel 2:15-17) 

Deus chama toda a nação, desde bebês que mamam até os mais velhos, para se reunirem e se quebrantarem diante Dele e pedirem perdão pelos seus erros. O que chama a atenção no livro de Joel, é que Deus promete restaurar a alegria, a prosperidade financeira, a paz e o bem-estar do povo, mas com uma condição: os judeus deveriam se converter verdadeiramente ao Senhor: 

"Rasgai o vosso coração, não as vossas vestes. Voltai para o Senhor, o vosso Deus, porque Ele é misericordioso, compassivo, tardio em irar-se, grande em amor e se arrepende do mal". (Joel 2:13)

 O verbo converter, segundo o dicionário, significa mudar, transformar, transmudar uma coisa em outra. Em outras palavras, Deus estava pedindo para a nação de Israel se arrepender. Quantas pessoas nas igrejas precisam se converter ao Senhor! Uma conversão dirigida aos mandamentos de Deus, e não aos meus achismos e ideologias forjadas para mascarar uma aparente religiosidade sem essência teológica - aqui, entendida com o mundo controlado e dirigido por Deus, a presença do Senhor na vida de um ser humano, e não como estudo de Deus. 

O inglês João Wesley (1703-1791), um dos grandes pregadores e avivalistas que o cristianismo já conheceu, em uma viagem para os Estados Unidos da América, mais precisamente para o estado da Geórgia, escreve algo muito interessante: 

"Faz dois anos e quase quatro meses que deixei a minha terra natal para pregar Cristo aos índios da Geórgia; entretanto, o que cheguei eu a saber? Ora, vim a saber o que eu menos esperava: fui à América para converter outros, mas nunca fora realmente convertido a Deus." (Heróis da Fé, 2011, pg. 53) 

Wesley, ao voltar à Inglaterra, passou a servir a Deus com mais fé porque havia se convertido de fato: 

"Não reconhecia que esta fé era dada instantaneamente, que o homem podia sair das trevas para a luz imediatamente, do pecado e da miséria para a justiça e gozo do Espírito Santo. Examinei de novo as Escrituras sobre este ponto, especialmente Atos dos Apóstolos. Fiquei grandemente surpreendido ao ver quase que somente conversões instantâneas; quase nenhuma tão demorada como a de Saulo de Tarso". (Heróis da fé, 2011, pg. 53) 

A despeito do que diz Wesley, a verdadeira conversão pode demorar muito tempo na vida de uma pessoa que, como Saulo, não consegue enxergar pelos olhos da fé a vontade de Deus, e, por isso, tem dificuldades em discernir o que agrada ou não ao Senhor. Pessoas que estão na igreja e que ainda são egoístas, prepotentes, invejosas, materialistas em extremo e que titubeiam entre "estar na igreja" e "estar no mundo", necessitam urgentemente se converter ao Senhor! 

Quero finalizar este texto ressaltando que todos nós precisamos "rasgar o nosso coração e não as vestes" e voltar para o Senhor. Pois só por meio de um arrependimento cristalino e "sem máscaras" o coração de Deus pode ser tocado e fazer com que Ele nos restaure e produza em nossas vidas as tão sonhadas bênçãos que almejamos conquistar: seja na saúde, no trabalho, no casamento, na igreja, enfim, em todas as áreas de nossa vida. 

Que o Senhor nos ajude a compreender e a praticar a verdadeira conversão espiritual. 

 Fique com a paz do Senhor Jesus Cristo e até a próxima mensagem de Deus para você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PECADOS DO REI SALOMÃO

Um dos personagens bíblicos que mais me chama a atenção é o rei Salomão, isso porque a história desse rei nos revela aonde o pecado pode nos levar. A Bíblia nos conta que Salomão foi ungido rei de Israel pelo sacerdote Zadoque e pelo profeta Natã, depois de uma tentativa frustrada de Adonias de ascender ao poder monárquico sob a égide do já envelhecido rei Davi, o homem que foi segundo o coração de Deus. Instruído pelo seu pai Davi a ser esforçar, a ser maduro em suas ações como rei e a obedecer ao Senhor, Salomão inicia o seu governo com a pesada responsabilidade de suceder um grande rei e com o desafio de governar uma nação em plena ascensão militar. Inexperiente ainda, Salomão ora a Deus pedindo sabedoria para dirigir o povo de Israel, o que é atendido pelo Senhor com o acréscimo por Deus de muitas bênçãos ao rei. Assim, Salomão se torna o homem mais sábio de todos os tempos, segundo as Sagradas Escrituras, tendo um governo próspero e afamado entre os demais mona...

PRECISAMOS DE UM AVIVAMENTO BÍBLICO NA IGREJA BRASILEIRA

A igreja evangélica brasileira precisa de um Avivamento. Essa é a conclusão que chegamos ao verificar a realidade espiritual das pessoas nas congregações, muitas delas, aliás, nunca tendo experimentado a regeneração, a santificação e o verdadeiro amor que alimentam e dirigem o cristão a obedecer a Deus. O verdadeiro avivamento é uma obra extraordinária de Deus, que impacta indivíduos e multidões, através da oração perseverante e da pregação bíblica. Esses meios conduzem as pessoa a uma conversão genuína, transformando, inclusive, a sociedade. O avivamento não ocorre no vácuo, ou seja, antes de sua eclosão, há uma preparação que antecede os efeitos que um grande avivamento espiritual produz. Essa preparação se forma, como já citei, por exemplo, através de uma busca constante por Deus em oração e proclamação do Evangelho de Cristo que confronta o pecado do homem com a cruz de Cristo. Foi assim que ocorreu com a Igreja Primitiva; foi assim também que se deu nos séculos posteriores, c...

QUER VITÓRIA? TOME A SUA CRUZ, SIGA A JESUS!

Texto básico: Mateus 16: 24-28: 24 Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; 25 porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. 26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? 27 Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras. 28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino. Existe uma verdade em comum e inconteste entre todos aqueles que servem a Jesus: todos desejam ser abençoados, anseiam por vitórias financeiras, profissionais, conjugais, emocionais, espirituais. A Bíblia nos ensina que Jesus nos escolheu para sermos participantes da sua glória. Mas antes de sermos participantes do Cristo...