Pular para o conteúdo principal

PRECISAMOS DE CONVERSÃO!

Bom dia, meus queridos leitores! Neste domingo (03/03) quero escrever sobre um assunto muito importante para todo homem que deseja alegrar o coração de Deus: conversão espiritual. E para falar sobre esse tema, nada melhor do que nos reportamos sobre exemplos extraídos da própria Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras. 

A Bíblia nos conta a história de uma nação (Israel) que, por abandonar a adoração ao Senhor, por desobedecer as suas leis, por pecar e cometer constantemente injustiças contra Deus e seu próximo, e, principalmente, por idolatrar deuses alheios, foi fadada à assolação e ao cativeiro. Para título de conhecimento, vale destacar que Israel (Reino do Norte, capital Samaria) foi levado ao cativeiro em 722 a.C pelos assírios. Judá (Reino do Sul, capital Jerusalém) também sofreu o cárcere em terras estranhas: em 586 A.C, o Império Babilônico, governador por Nabucodonosor, destrói o Templo Sagrado, construído por Salomão, bem como incendeia a cidade de Jerusalém, matando crianças, mulheres, homens e velhos. 

Sabe por que tudo isso ocorreu? Porque a nação de Israel não quis se converter verdadeiramente ao Senhor. Deus, por várias vezes, levantou profetas para falar ao povo sobre esse assunto, mas os ouvidos da comunidade, dos sacerdotes e dos reis estavam tapados. E mais do que os ouvidos, os corações estavam sujos de pecado, e de uma conversão insincera mesclada com uma prática religiosa falsa, hipócrita. 

Entre tantos profetas levantados pelo Senhor, quero apontar aqui Joel. Filho de Petuel, Joel foi chamado para exortar o povo sobre a iminente destruição de Judá, caso não se voltasse ao Senhor. O Senhor promete tirar a alegria, a saúde, o alimento, a paz e a vida de todos os homens que não buscassem transformação de atitudes diante Dele. Mas antes de demonstra a Sua justiça com seu juízos terríveis, o Senhor oferece ao povo a oportunidade de se converterem: 

"Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, proclamai um dia de assembleia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam. Saia o noivo dos seus aposentos e a noiva do seu leito nupcial. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa o teu povo, ó Senhor. Não entregues a tua herança à vergonha, para que as nações zombem dele". (Joel 2:15-17) 

Deus chama toda a nação, desde bebês que mamam até os mais velhos, para se reunirem e se quebrantarem diante Dele e pedirem perdão pelos seus erros. O que chama a atenção no livro de Joel, é que Deus promete restaurar a alegria, a prosperidade financeira, a paz e o bem-estar do povo, mas com uma condição: os judeus deveriam se converter verdadeiramente ao Senhor: 

"Rasgai o vosso coração, não as vossas vestes. Voltai para o Senhor, o vosso Deus, porque Ele é misericordioso, compassivo, tardio em irar-se, grande em amor e se arrepende do mal". (Joel 2:13)

 O verbo converter, segundo o dicionário, significa mudar, transformar, transmudar uma coisa em outra. Em outras palavras, Deus estava pedindo para a nação de Israel se arrepender. Quantas pessoas nas igrejas precisam se converter ao Senhor! Uma conversão dirigida aos mandamentos de Deus, e não aos meus achismos e ideologias forjadas para mascarar uma aparente religiosidade sem essência teológica - aqui, entendida com o mundo controlado e dirigido por Deus, a presença do Senhor na vida de um ser humano, e não como estudo de Deus. 

O inglês João Wesley (1703-1791), um dos grandes pregadores e avivalistas que o cristianismo já conheceu, em uma viagem para os Estados Unidos da América, mais precisamente para o estado da Geórgia, escreve algo muito interessante: 

"Faz dois anos e quase quatro meses que deixei a minha terra natal para pregar Cristo aos índios da Geórgia; entretanto, o que cheguei eu a saber? Ora, vim a saber o que eu menos esperava: fui à América para converter outros, mas nunca fora realmente convertido a Deus." (Heróis da Fé, 2011, pg. 53) 

Wesley, ao voltar à Inglaterra, passou a servir a Deus com mais fé porque havia se convertido de fato: 

"Não reconhecia que esta fé era dada instantaneamente, que o homem podia sair das trevas para a luz imediatamente, do pecado e da miséria para a justiça e gozo do Espírito Santo. Examinei de novo as Escrituras sobre este ponto, especialmente Atos dos Apóstolos. Fiquei grandemente surpreendido ao ver quase que somente conversões instantâneas; quase nenhuma tão demorada como a de Saulo de Tarso". (Heróis da fé, 2011, pg. 53) 

A despeito do que diz Wesley, a verdadeira conversão pode demorar muito tempo na vida de uma pessoa que, como Saulo, não consegue enxergar pelos olhos da fé a vontade de Deus, e, por isso, tem dificuldades em discernir o que agrada ou não ao Senhor. Pessoas que estão na igreja e que ainda são egoístas, prepotentes, invejosas, materialistas em extremo e que titubeiam entre "estar na igreja" e "estar no mundo", necessitam urgentemente se converter ao Senhor! 

Quero finalizar este texto ressaltando que todos nós precisamos "rasgar o nosso coração e não as vestes" e voltar para o Senhor. Pois só por meio de um arrependimento cristalino e "sem máscaras" o coração de Deus pode ser tocado e fazer com que Ele nos restaure e produza em nossas vidas as tão sonhadas bênçãos que almejamos conquistar: seja na saúde, no trabalho, no casamento, na igreja, enfim, em todas as áreas de nossa vida. 

Que o Senhor nos ajude a compreender e a praticar a verdadeira conversão espiritual. 

 Fique com a paz do Senhor Jesus Cristo e até a próxima mensagem de Deus para você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PECADOS DO REI SALOMÃO

Um dos personagens bíblicos que mais me chama a atenção é o rei Salomão, isso porque a história desse rei nos revela aonde o pecado pode nos levar. A Bíblia nos conta que Salomão foi ungido rei de Israel pelo sacerdote Zadoque e pelo profeta Natã, depois de uma tentativa frustrada de Adonias de ascender ao poder monárquico sob a égide do já envelhecido rei Davi, o homem que foi segundo o coração de Deus. Instruído pelo seu pai Davi a ser esforçar, a ser maduro em suas ações como rei e a obedecer ao Senhor, Salomão inicia o seu governo com a pesada responsabilidade de suceder um grande rei e com o desafio de governar uma nação em plena ascensão militar. Inexperiente ainda, Salomão ora a Deus pedindo sabedoria para dirigir o povo de Israel, o que é atendido pelo Senhor com o acréscimo por Deus de muitas bênçãos ao rei. Assim, Salomão se torna o homem mais sábio de todos os tempos, segundo as Sagradas Escrituras, tendo um governo próspero e afamado entre os demais monarcas de seu tempo,

OBEDECENDO O CHAMADO DE DEUS

Olá, meus queridos leitores! Hoje quero falar de um personagem conhecido pela maioria dos evangélicos. O nome dele? Jonas. Mas por que tratar de Jonas neste texto? Porque a história dele nos faz refletir sobre o dever do cristão em obedecer o chamado de Deus na sua vida. De acordo a Bíblia, Jonas era filho de Amitai, e seu nome em hebraico significa "pomba". Vivia na cidade de Gate-Hefer, localizada perto de Nazaré. Jonas era profeta e segundo alguns estudiosos, o seu ministério compreende-se entre 800 e 750 a.C. De acordo com especialistas, o livro de Jonas registra acontecimentos históricos que ocorreram antes que Nínive fosse destruída (cerca de 612 a.C). Nesse período, Jeroboão II governa Israel e Uzias, Judá. Jonas foi chamado por Deus para proclamar uma mensagem de destruição contra Nínive (capital da Assíria, atual Iraque), por causa da intensa maldade dos moradores dessa cidade. No entanto, o profeta não obedeceu a voz de Deus, e fugiu da presença do Senh

AS SETE CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIRTUOSA

Todo homem que deseja constituir uma família sonha um dia se casar com uma boa mulher. Aliás, essa escolha [da mulher certa] precisa de muita cautela. A Bíblia nos ensina que a mulher tem o poder de edificar ou de destruir uma família (Prov. 14:1). Mas afinal de contas, quais são as características de uma mulher virtuosa? Para responder essa pergunta, tomaremos como base o texto de Provérbios, capítulo 31, versículos 10 ao 31. Nele, podemos perceber as seguintes características de uma mulher virtuosa: 1ª) A mulher virtuosa faz bem ao seu marido. "Ela lhe faz bem, não mal, todos os dias da sua vida" (v. 12). A boa mulher tem bons propósitos em relação ao seu cônjuge. A presença dela faz bem ao marido. E não só a sua presença, mas tudo aquilo que ela faz é bom para o esposo e os filhos; 2ª) A mulher virtuosa não é preguiçosa, ao contrário, ela gosta de trabalhar e não mede esforços em prol do bem-estar da sua família. "Busca lã e linho e trabalha com mãos hábeis. Como