Pular para o conteúdo principal

A VITÓRIA ALÉM DA CAVERNA

"Chorão", vocalista da banda Charlie Brown Jr.
Hoje, fãs da música secular estão tristes com a morte de Alexandre Magno Abrão, mais conhecido como "Chorão", vocalista da banda Charlie Brown Jr.. Chorão foi encontrado morto na madrugada desta quarta-feira (06), na cidade de Pinheiros, em São Paulo. O cantor foi encontrado de bruços no chão da cozinha de sua casa, com as mãos machucadas e já sem vida. O vocalista morava no oitavo andar de um apartamento, que estava sujo e revirado .

As causas da morte ainda não foram divulgadas pelo delegado do caso, Itagiba Franco, do Departamento de Homícidios e Proteção à Pessoa (DHPP), de São Paulo. No entanto, segundo informações da jornalista Sônia Abrão, prima do cantor, Chorão estava depressivo por causa do divórcio com a estilista Graziela Gonçalves, em meados de novembro do ano passado. "Ele ainda gostava muito dela, não estava conseguindo superar esta fase. Ele deve ter tido uma crise de desespero forte e de solidão. Ele não tinha noção que estava numa situação de limite", disse a jornalista sobre o caso.

SAINDO DA CAVERNA

"(...) não estava conseguindo superar esta fase. Ele deve ter tido uma crise de desespero forte e de solidão. Ele não tinha noção que estava numa situação de limite". Quantas pessoas por aí estão vivendo dessa forma: solitárias, desesperadas e vazias?

Certa vez eu ouvi dizer que a pior solidão é aquela que vivemos em meio à multidão de pessoas. Ainda não se sabe os motivos que levaram "Chorão" à morte, mas uma coisa é certa: ele estava dentro de uma "caverna" escura e se sentindo vazio por dentro, sem a presença de Deus.

Houve na Bíblia um homem chamado Elias - profeta levantado por Deus para anunciar a Sua vontade  sobre a nação de Israel - que também, sentindo-se solitário e desamparado pelo Senhor, pediu a morte a Deus : "Já basta, ó Senhor. Toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais" (I Reis 19: 4). Ás vezes, diante dos problemas da vida, pensamos que Deus não se esqueceu de nós; que Ele não nos ama mais. Desde já, quero dizer que o Senhor te ama e que por mais que todos possam te desamparar, esquecendo-se de você, Jesus jamais te abandonará. "Não temas, pois Eu sou contigo; não te assombres, pois eu sou teu Deus. (...) Pois Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te toma pela tua mão direita e te diz: Não temas; Eu te ajudarei" (Isaías 41:10,13).

CONTEXTO DO EPISÓDIO DE ELIAS

A Bíblia relata no capítulo 18 que Israel estava contaminado com o pecado e com a idolatria a Baal. Deus, então, usa Elias para envergonhar os profetas e seguidores do baalismo em um desafio para esclarecer quem era Senhor na nação de Israel. O desafio? Foi posta lenha em um altar construído por pedras  e o Deus que respondesse por meio do fogo à oração, esse sim, era o Senhor. O texto diz que quatrocentos e cinquenta profetas de Baal clamaram incessantemente por muitas horas, sem, no entanto, obter nenhuma resposta. Elias, além de reparar o altar, ainda o encharcou com água. Ao clamar a Deus, caiu fogo dos céus e o holocausto, a lenha, as pedras, o pó e a água foram consumidos pelo poder de Deus. Dessa forma, o povo viu a glória de Deus e houve entre a população o reconhecimento de que o Senhor é o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó.

Depois disso, o rei Acabe ficou muito triste - pois ele também era adepto ao baalismo- e contou tudo o que havia acontecido para a sua esposa Jezabel. Jezabel, então, decidi perseguir e matar o profeta Elias, o qual foge para o deserto, desejando à morte, até encontrar uma caverna para se esconder.

PASSOS PARA SAIR DA CAVERNA

"Ali entrou numa caverna, onde passou a noite. E lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Que fazes aqui, Elias?".

O primeiro passo para buscarmos o preenchimento do nosso vazio interior, é OUVIR A VOZ DE DEUS. A voz de Deus é diferente de qualquer outra no mundo. É doce, mansa, calma e poderosa. A Bíblia diz que a "fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus". (Romanos 10:17). Em qualquer circunstância em que você estiver - seja depressão, doença, separação conjugal, desânimo, medo- ouça a voz de Deus! E como posso ouvir a voz de Deus? Buscando-O de todo o coração, no silêncio do seu quarto. "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra" (2 Crônicas 7:14). Para vencer tal adversidade, eu preciso, portanto, ter fé e ela só vem através da minha obediência a voz de Deus. E fé é "a certeza das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem". (Hebreus 11:1).

O segundo passo é ACREDITAR QUE VOCÊ É CAPAZ E AO MESMO TEMPO ENCONTRAR DENTRO DE VOCÊ ALGO QUE TE MOTIVE A SAIR DA CAVERNA. O que eu estou querendo dizer é que você deve procurar a interiorização do seu ser espiritual ao invés de buscar respostas lá fora, no mundo, onde só encontrarará palavras negativas e frustração. No caso de Elias, ele não enxergou a sua capacidade espiritual - pois o profeta havia envergonhado os adeptos de Baal- e agora estava preso no seu próprio medo. Ora, quando o Senhor viu Elias na caverna, logo disse: "Que fazes aqui, Elias?". Deus também pergunta para você que está passando por provações e acha que não há mais saída na sua vida: "Que fazes aí, dentro dessa caverna?". Deus deseja que você saia dessa depressão e desse desânimo. Ele diz: "Vem para fora e põe-te perante a face do Senhor, pois Ele vai passar". Não deixe ninguém dizer que você é um derrotado, que os seus projetos não vão dar certo. Não aceite palavras e situações contrárias na sua vida, pois você é "mais do que vencedor em Cristo Jesus".

O grande problema de Elias é que ele achava que o Senhor o havia abandonado. Elias acreditava que só ele havia como profeta em Israel e que ninguém mais falava em nome do Senhor. Disse o profeta:
 "(...) Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos. Os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada. Só eu fiquei, e agora estão tentando matar-me também". (I Reis 19:14)
O ser humano tem um grave defeito natural: ele, quase sempre, limita o poder de Deus. O SENHOR SEMPRE TEM UM ESCAPE OU UMA SAÍDA PARA OS NOSSOS PROBLEMAS. ISSO QUER DIZER QUE NINGUÉM PEGA O SENHOR DESPREVENIDO. Desse pensamento, origina o terceiro passo para superar as cavernas de nossas vidas.  Elias pensou que o Senhor o havia deixado sozinho em seu ministério profético. No entanto, Deus respondeu ao profeta: "Também conservei em Israel sete mil; todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou". (I Reis 19:18). Deus sempre terá em nossas vidas uma solução para as nossas provações.

Infelizmente, há pessoas que preferem saciar o seu vazio interior ou "curar" as suas feridas em drogas, prostituição, roubos, homicídios, brigas, etc., a ser preenchido pela presença de Deus. Só o Senhor pode responder ao coração aflito, bem como tirar a angústia do nosso coração. Não tente encontrar saídas paliativas para os seus problemas. Busque Jesus, pois só Ele é o caminho que nos conduz a verdadeira vitória.

Que todos oremos por pessoas que, como o "Chorão", estão vivenciando dias maus e que estão até mesmo pensando na morte. Que possamos pedir a Deus que derrame sobre cada coração o Seu Espírito e converta tristeza em alegria, choro em riso e luto em festa.

Que o Senhor Jesus Cristo nos ilumine.

Fiquem com a paz do Senhor.

Amém.







Comentários

  1. Olá, A Paz de Cristo!
    Muito bem colocada esta postagem, e este é um assunto bastante pertinente, já que não são poucos os que tem estado debaixo de jugos como a depressão, o desejo de morte, etc. Sou testemunha viva de que unicamente através do poder de Deus é que somos curados de nossas muitas opressões... Sofri por anos de depressão, e concordo quando diz que devemos buscar a cura em Deus e não lá fora. No mundo é tudo ilusório e só trás ainda mais dor! Que Deus continue abençoando tua vida e este canal que leva ao Evangelho!
    Fique com Deus! Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OS PECADOS DO REI SALOMÃO

Um dos personagens bíblicos que mais me chama a atenção é o rei Salomão, isso porque a história desse rei nos revela aonde o pecado pode nos levar. A Bíblia nos conta que Salomão foi ungido rei de Israel pelo sacerdote Zadoque e pelo profeta Natã, depois de uma tentativa frustrada de Adonias de ascender ao poder monárquico sob a égide do já envelhecido rei Davi, o homem que foi segundo o coração de Deus. Instruído pelo seu pai Davi a ser esforçar, a ser maduro em suas ações como rei e a obedecer ao Senhor, Salomão inicia o seu governo com a pesada responsabilidade de suceder um grande rei e com o desafio de governar uma nação em plena ascensão militar. Inexperiente ainda, Salomão ora a Deus pedindo sabedoria para dirigir o povo de Israel, o que é atendido pelo Senhor com o acréscimo por Deus de muitas bênçãos ao rei. Assim, Salomão se torna o homem mais sábio de todos os tempos, segundo as Sagradas Escrituras, tendo um governo próspero e afamado entre os demais monarcas de seu tempo,

OBEDECENDO O CHAMADO DE DEUS

Olá, meus queridos leitores! Hoje quero falar de um personagem conhecido pela maioria dos evangélicos. O nome dele? Jonas. Mas por que tratar de Jonas neste texto? Porque a história dele nos faz refletir sobre o dever do cristão em obedecer o chamado de Deus na sua vida. De acordo a Bíblia, Jonas era filho de Amitai, e seu nome em hebraico significa "pomba". Vivia na cidade de Gate-Hefer, localizada perto de Nazaré. Jonas era profeta e segundo alguns estudiosos, o seu ministério compreende-se entre 800 e 750 a.C. De acordo com especialistas, o livro de Jonas registra acontecimentos históricos que ocorreram antes que Nínive fosse destruída (cerca de 612 a.C). Nesse período, Jeroboão II governa Israel e Uzias, Judá. Jonas foi chamado por Deus para proclamar uma mensagem de destruição contra Nínive (capital da Assíria, atual Iraque), por causa da intensa maldade dos moradores dessa cidade. No entanto, o profeta não obedeceu a voz de Deus, e fugiu da presença do Senh

AS SETE CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIRTUOSA

Todo homem que deseja constituir uma família sonha um dia se casar com uma boa mulher. Aliás, essa escolha [da mulher certa] precisa de muita cautela. A Bíblia nos ensina que a mulher tem o poder de edificar ou de destruir uma família (Prov. 14:1). Mas afinal de contas, quais são as características de uma mulher virtuosa? Para responder essa pergunta, tomaremos como base o texto de Provérbios, capítulo 31, versículos 10 ao 31. Nele, podemos perceber as seguintes características de uma mulher virtuosa: 1ª) A mulher virtuosa faz bem ao seu marido. "Ela lhe faz bem, não mal, todos os dias da sua vida" (v. 12). A boa mulher tem bons propósitos em relação ao seu cônjuge. A presença dela faz bem ao marido. E não só a sua presença, mas tudo aquilo que ela faz é bom para o esposo e os filhos; 2ª) A mulher virtuosa não é preguiçosa, ao contrário, ela gosta de trabalhar e não mede esforços em prol do bem-estar da sua família. "Busca lã e linho e trabalha com mãos hábeis. Como