Pular para o conteúdo principal

LIÇÕES DO PRIMEIRO CAPÍTULO DE SALMOS

Olá, caros leitores!

Louvo ao Senhor pela sua vida, e por estar lendo este texto. Obrigado pelo crédito dado a este pequeno escritor, que é louco por Jesus.

Vamos refletir um pouco sobre as verdades encontradas no primeiro capítulo do livro de Salmos. A primeira lição localiza-se logo no início do texto, que diz: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores".

Devemos, como luz do mundo e sal da terra, fazer a diferença em tudo que fizermos, isso inclui os nossos relacionamentos interpessoais e comportamentos. Temos que entender que "luz e trevas não se combinam", porque o que "não ajunta, espalha". No entanto, muitas pessoas na igreja não compreendem isso, e se associam a pessoas ímpias - aqui entende-se como pessoas não-evangélicas, agnósticos ou ateus, ou seja, ignorantes em relação à vontade de Deus. Quantos "evangélicos" não acham mal algum em sentar-se com pessoas em um bar, por exemplo, em uma roda de chope? Por mais que esse "evangélico" não beba bebida alcóolica, está pecando. "Vigiai e orai", diz as Sagradas Escrituras (Mc 13:33). Outra coisa interessante que o versículo nos ensina: crente não pode andar de acordo com a orientação de pessoas sem conhecimento de Deus. Quantas pessoas na igreja, ao invés de pedirem orientação para o pastor ou para um irmão que vive um relacionamento mais profundo com Deus, preferem se aconselhar com ímpios? Vivem iguais "piolhos" na cabeça de pessoas sem juízo algum, e por isso, vivem sem desfrutar da plenitude do Espírito Santo.

Sabe qual deve ser a fonte dos nossos conselhos? A lei do Senhor. Esta é a segunda lição. "Antes tem a sua satisfação na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite". Só a Palavra pode nos fortalecer e nos capacitar para além das barreiras humanas e espirituais. O problema da maioria das pessoas que estão na igreja é que elas têm preguiça de ler a Bíblia. Leia o Salmos 119 para você ter uma ideia do que a Palavra de Deus é para aquele que busca compreendê-la e procura aplicar no seu cotidiano o que ela orienta. É uma maravilha ver o resultado que Bíblia proporciona na vida de um pecador! Travestis são restaurados; alcóolatras abandonam o vício da bebida; prostitutas se arrependem... Tudo isso fruto do poder de Deus revelado pela Palavra.

Quais são as conseqüências de quem obedece esses ensinamentos? "Será como a árvore plantada junto a correntes de águas, que dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem. Tudo o que fizer prosperará". (Sl 1:3). Deus promete bênçãos e prosperidade para quem NEle deposita a sua confiança e o seu coração.

Evangélicos que leem este texto, prestem atenção: não se espelhem em pessoas que não conhecem a Deus, que não têm experiências com o Senhor. Diz o texto de Salmos que os "ímpios são como palha que o vento espalha", porque eles não subsistirão no dia do juízo e nem na congregação dos justos" (Sl 1:5).

Sabe com a vantagem de servir ao Senhor? É ter a certeza que Ele jamais nos abandonará em circunstância alguma. Outra coisa interessante que o texto ressalta é que o Senhor faz diferenciação entre justos e injustos, entre aqueles que confiam Nele e aqueles não acreditam na Sua existência. Diz o texto: "Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá". (Sl 1:6).

Que o Senhor te abençõe e até a próxima mensagem.

Bye.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PECADOS DO REI SALOMÃO

Um dos personagens bíblicos que mais me chama a atenção é o rei Salomão, isso porque a história desse rei nos revela aonde o pecado pode nos levar. A Bíblia nos conta que Salomão foi ungido rei de Israel pelo sacerdote Zadoque e pelo profeta Natã, depois de uma tentativa frustrada de Adonias de ascender ao poder monárquico sob a égide do já envelhecido rei Davi, o homem que foi segundo o coração de Deus. Instruído pelo seu pai Davi a ser esforçar, a ser maduro em suas ações como rei e a obedecer ao Senhor, Salomão inicia o seu governo com a pesada responsabilidade de suceder um grande rei e com o desafio de governar uma nação em plena ascensão militar. Inexperiente ainda, Salomão ora a Deus pedindo sabedoria para dirigir o povo de Israel, o que é atendido pelo Senhor com o acréscimo por Deus de muitas bênçãos ao rei. Assim, Salomão se torna o homem mais sábio de todos os tempos, segundo as Sagradas Escrituras, tendo um governo próspero e afamado entre os demais monarcas de seu tempo,

OBEDECENDO O CHAMADO DE DEUS

Olá, meus queridos leitores! Hoje quero falar de um personagem conhecido pela maioria dos evangélicos. O nome dele? Jonas. Mas por que tratar de Jonas neste texto? Porque a história dele nos faz refletir sobre o dever do cristão em obedecer o chamado de Deus na sua vida. De acordo a Bíblia, Jonas era filho de Amitai, e seu nome em hebraico significa "pomba". Vivia na cidade de Gate-Hefer, localizada perto de Nazaré. Jonas era profeta e segundo alguns estudiosos, o seu ministério compreende-se entre 800 e 750 a.C. De acordo com especialistas, o livro de Jonas registra acontecimentos históricos que ocorreram antes que Nínive fosse destruída (cerca de 612 a.C). Nesse período, Jeroboão II governa Israel e Uzias, Judá. Jonas foi chamado por Deus para proclamar uma mensagem de destruição contra Nínive (capital da Assíria, atual Iraque), por causa da intensa maldade dos moradores dessa cidade. No entanto, o profeta não obedeceu a voz de Deus, e fugiu da presença do Senh

AS SETE CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIRTUOSA

Todo homem que deseja constituir uma família sonha um dia se casar com uma boa mulher. Aliás, essa escolha [da mulher certa] precisa de muita cautela. A Bíblia nos ensina que a mulher tem o poder de edificar ou de destruir uma família (Prov. 14:1). Mas afinal de contas, quais são as características de uma mulher virtuosa? Para responder essa pergunta, tomaremos como base o texto de Provérbios, capítulo 31, versículos 10 ao 31. Nele, podemos perceber as seguintes características de uma mulher virtuosa: 1ª) A mulher virtuosa faz bem ao seu marido. "Ela lhe faz bem, não mal, todos os dias da sua vida" (v. 12). A boa mulher tem bons propósitos em relação ao seu cônjuge. A presença dela faz bem ao marido. E não só a sua presença, mas tudo aquilo que ela faz é bom para o esposo e os filhos; 2ª) A mulher virtuosa não é preguiçosa, ao contrário, ela gosta de trabalhar e não mede esforços em prol do bem-estar da sua família. "Busca lã e linho e trabalha com mãos hábeis. Como