Pular para o conteúdo principal

LIÇÕES DO PRIMEIRO CAPÍTULO DE SALMOS

Olá, caros leitores!

Louvo ao Senhor pela sua vida, e por estar lendo este texto. Obrigado pelo crédito dado a este pequeno escritor, que é louco por Jesus.

Vamos refletir um pouco sobre as verdades encontradas no primeiro capítulo do livro de Salmos. A primeira lição localiza-se logo no início do texto, que diz: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores".

Devemos, como luz do mundo e sal da terra, fazer a diferença em tudo que fizermos, isso inclui os nossos relacionamentos interpessoais e comportamentos. Temos que entender que "luz e trevas não se combinam", porque o que "não ajunta, espalha". No entanto, muitas pessoas na igreja não compreendem isso, e se associam a pessoas ímpias - aqui entende-se como pessoas não-evangélicas, agnósticos ou ateus, ou seja, ignorantes em relação à vontade de Deus. Quantos "evangélicos" não acham mal algum em sentar-se com pessoas em um bar, por exemplo, em uma roda de chope? Por mais que esse "evangélico" não beba bebida alcóolica, está pecando. "Vigiai e orai", diz as Sagradas Escrituras (Mc 13:33). Outra coisa interessante que o versículo nos ensina: crente não pode andar de acordo com a orientação de pessoas sem conhecimento de Deus. Quantas pessoas na igreja, ao invés de pedirem orientação para o pastor ou para um irmão que vive um relacionamento mais profundo com Deus, preferem se aconselhar com ímpios? Vivem iguais "piolhos" na cabeça de pessoas sem juízo algum, e por isso, vivem sem desfrutar da plenitude do Espírito Santo.

Sabe qual deve ser a fonte dos nossos conselhos? A lei do Senhor. Esta é a segunda lição. "Antes tem a sua satisfação na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite". Só a Palavra pode nos fortalecer e nos capacitar para além das barreiras humanas e espirituais. O problema da maioria das pessoas que estão na igreja é que elas têm preguiça de ler a Bíblia. Leia o Salmos 119 para você ter uma ideia do que a Palavra de Deus é para aquele que busca compreendê-la e procura aplicar no seu cotidiano o que ela orienta. É uma maravilha ver o resultado que Bíblia proporciona na vida de um pecador! Travestis são restaurados; alcóolatras abandonam o vício da bebida; prostitutas se arrependem... Tudo isso fruto do poder de Deus revelado pela Palavra.

Quais são as conseqüências de quem obedece esses ensinamentos? "Será como a árvore plantada junto a correntes de águas, que dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem. Tudo o que fizer prosperará". (Sl 1:3). Deus promete bênçãos e prosperidade para quem NEle deposita a sua confiança e o seu coração.

Evangélicos que leem este texto, prestem atenção: não se espelhem em pessoas que não conhecem a Deus, que não têm experiências com o Senhor. Diz o texto de Salmos que os "ímpios são como palha que o vento espalha", porque eles não subsistirão no dia do juízo e nem na congregação dos justos" (Sl 1:5).

Sabe com a vantagem de servir ao Senhor? É ter a certeza que Ele jamais nos abandonará em circunstância alguma. Outra coisa interessante que o texto ressalta é que o Senhor faz diferenciação entre justos e injustos, entre aqueles que confiam Nele e aqueles não acreditam na Sua existência. Diz o texto: "Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá". (Sl 1:6).

Que o Senhor te abençõe e até a próxima mensagem.

Bye.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PECADOS DO REI SALOMÃO

Um dos personagens bíblicos que mais me chama a atenção é o rei Salomão, isso porque a história desse rei nos revela aonde o pecado pode nos levar. A Bíblia nos conta que Salomão foi ungido rei de Israel pelo sacerdote Zadoque e pelo profeta Natã, depois de uma tentativa frustrada de Adonias de ascender ao poder monárquico sob a égide do já envelhecido rei Davi, o homem que foi segundo o coração de Deus. Instruído pelo seu pai Davi a ser esforçar, a ser maduro em suas ações como rei e a obedecer ao Senhor, Salomão inicia o seu governo com a pesada responsabilidade de suceder um grande rei e com o desafio de governar uma nação em plena ascensão militar. Inexperiente ainda, Salomão ora a Deus pedindo sabedoria para dirigir o povo de Israel, o que é atendido pelo Senhor com o acréscimo por Deus de muitas bênçãos ao rei. Assim, Salomão se torna o homem mais sábio de todos os tempos, segundo as Sagradas Escrituras, tendo um governo próspero e afamado entre os demais mona...

PRECISAMOS DE UM AVIVAMENTO BÍBLICO NA IGREJA BRASILEIRA

A igreja evangélica brasileira precisa de um Avivamento. Essa é a conclusão que chegamos ao verificar a realidade espiritual das pessoas nas congregações, muitas delas, aliás, nunca tendo experimentado a regeneração, a santificação e o verdadeiro amor que alimentam e dirigem o cristão a obedecer a Deus. O verdadeiro avivamento é uma obra extraordinária de Deus, que impacta indivíduos e multidões, através da oração perseverante e da pregação bíblica. Esses meios conduzem as pessoa a uma conversão genuína, transformando, inclusive, a sociedade. O avivamento não ocorre no vácuo, ou seja, antes de sua eclosão, há uma preparação que antecede os efeitos que um grande avivamento espiritual produz. Essa preparação se forma, como já citei, por exemplo, através de uma busca constante por Deus em oração e proclamação do Evangelho de Cristo que confronta o pecado do homem com a cruz de Cristo. Foi assim que ocorreu com a Igreja Primitiva; foi assim também que se deu nos séculos posteriores, c...

QUER VITÓRIA? TOME A SUA CRUZ, SIGA A JESUS!

Texto básico: Mateus 16: 24-28: 24 Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; 25 porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. 26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? 27 Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras. 28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino. Existe uma verdade em comum e inconteste entre todos aqueles que servem a Jesus: todos desejam ser abençoados, anseiam por vitórias financeiras, profissionais, conjugais, emocionais, espirituais. A Bíblia nos ensina que Jesus nos escolheu para sermos participantes da sua glória. Mas antes de sermos participantes do Cristo...